Ir ao conteúdo

PC travando -Problema no HD

Igor.Phoenix

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vocês, de uns tempos pra ca meu pc começou a travar completamente sendo necessario desliga-lo pelo botão, foram umas 4x que aconteceu isso e não era tão comum, depois meu pc uma unica vez ficou em "slow motion" o mouse movia com lag abria as pasta com lag reiniciei e voltou ao normal, porém mesmo assim decidi formata-lo, reparei que após formata-lo ele já estava mais lerdo do que deveria estar demorava pra inicializar o windows 7 mesmo depois de formatado, enfim o pc deu apenas mais 1 travada de alguns segundos sem ser necessário reinicia-lo, porém apresentou por mais umas 2x slow motion ( as coisas acontecem muito esporadicamente.. não é todo dia) levei ao tecnico da garantia e ele testou o pc ( não chegou a abri-lo) e falou que não apresentou problema, instalei minha placa de video gts450 e uma fonte corsair 430 e comecei a jogar e os jogos começaram a engasgar bastante, deu travadas muito longas as vezes tendo q desligar o pc pelo botão mesmo, as vezes o jogo roda normal e vai de boa e do nada volta a travar e também ocorre distorção no som , ele faz uns estrondos, as vezes reinicio o pc e deixo ele desligado por uns 5 minutos e ligo novamente e ele funciona normal. Tempratura do processador jogando fica em torno de 50~70º placa de video em torno de 60, e eu reparei que nesses momentos e as vezes até sem ter nada aberto a luz do HD ou fica ligada direto sem piscar ou não para de piscar, gostaria de saber se poderia realmente ser um problema no HD. Obrigado.

Configurações:

core i5 2310

Hd western digital 1 tera

4 gb de ram

Eu gravei alguns videos para mostrar o problema:

• Coordenador
Postado

O pc está na garantia e não há como abrí-lo, certo?

Quando tive esse problema, o cabo sata estava mal encaixado e dando mal contato. Se puder, confira se o cabo está corretamente encaixado e se não há defeito.

A temperatura do seu pc está um pouco alta, creio que o problema dos travamentos tem relação à isso, pois o PC quente buscará reduzir a atividade para não esquentar e não queimar, chegando a travar como forma de segurança. Isso não descarta a possibilidade de um problema de leitura no HD aumentar a temperatura e causar o problema.

Quanto você formatou o PC ele teve certo trabalho para preparar o Windows e isso pode tê-lo esquentado e piorado a situação.

Leve na assistência, você deve pedir para abrir o PC e avaliar o encaixe do cooler e das ventoinhas, do cabo SATA e ver se há algum dano no seu HD.

Acredito que seu PC está tendo alguma dificuldade pra ler o HD, o que gera os outros problemas.

São apenas hipóteses.

Postado

Então, na realidade eu pude abrir sim que o tecnico da autorizada me falo q a qbex nao trabalha com selo e ele é meu amigo ele falou que não tinha problema em abrir o computador não, eu ja tinha verificado o cabo do hd retirei e encaxei outro cabo mais continua a mesma coisa, a ventoinha também ta rodando legal...

• Coordenador
Postado

Veja se o cooler está corretamente encaixado. Uma mínima folga pode causar o problema todo.

Já tive um problema parecido que estava relacionado com a temperatura.

O computador liga normalmente algumas vezes e em outras trava certo?

Se algumas vezes ele liga corretamente é porque o HD está funcionando. Estou pensando, porque é difícil um HD apresentar um defeito assim.

Você formatou ele com o mesmo S.O. que tinha usado antes? Às vezes um S.O. corrompido pode causar o problema. Tente outro S.O.

Veja se você tem outro Windows que possa testar.

Tente checar a temperatura na BIOS e poste o resultado, esse "slow motion" geralmente é causado por altas temperaturas que diminuem a capacidade de processamento.

Veja se entrando na BIOS o computador está normal, deixe ligado na BIOS um tempo para ver se a temperatura sobe ou ele reinicia, se não acontecer nada aí fica constatado problema no S.O.

Se não resolver o problema, poste informações adicionais como o modelo da placa de vídeo.

Postado

amigo eu passo pelo mesmo problema q você! essas travadas no audio e desempenho ruim do pc tendo uma boa configuração! inclusive eu comprei outro hd e mesmo assim essas travadas ainda acontecem!pensei que era processador.....testei com outro e o problema persistia! troquei memorias e o problema persistiu! atualmente estou usando outro kit completo!placa-mãe,processador e memorias! e por incrivel que pareça ainda sofro com esse problema! tipo.......percebo quando estou instalando um jogo por exemplo......o pc fica lerdo......tento abrir um programa durante a instalação do jogo e o pc fica pensando um ano ate abrir ......inclusive tem vezes que chega a travar! e tb percebi que processador nao fica nem a 2o% durante a instalação do jogo! ou seja nao teria motivo para o pc ficar lento! e isso com o hd que comprei a uns 7 meses! eu estou muito chateado com isso,pois mudei de kit completo e comprei hd novo e isso continua acontecendo! é aquelas travadas no audio e pc lento! as travadas sao identicas ao seu video.....parece um robô........eu quando estou escutando musica e coloco um jogo para inmstalar sou pertubardo pelo DRÊEERRR NO AUDIO! amigo eu nao sei se meu hd novo esta com defeito tb,mas seria muita falta de sorte! agora digo.....ja troquei kit completo e comprei hd novo! e tudo ficou igual! se você conseguir resolver me avisa ......porque ja nao sei o que faazer mais!

para você ter noção.....minha configuração é de media para boa!

fx 6100,8gb de memoria ,hd seagate e 1 Samsung( com ambos tenho esses problemas)

Postado

opa, então bro eu formatei o pc e instalei outro windows, comecei a jogar outro jogo que não tinha instalado antes parecia tar normal, mais depois quando iniciei pela segunda vez ele deu umas slow motion, eu vou fazer o teste da bios e vou instalar os jogos que antes engasgavam pra ver também....

a placa de video é uma gts 450 gddr5 novinha, ela chegou semana passada.. antes de instalar ela eu nem conseguia rodar esses jogos ai fica meio difícil de testar sem ela, mais sem lea antes aconteceu isso com videos...

bruno alvess

no seu caso brother eu pensaria se não é algum problema na placa de vídeo ou a fonte que talvez possar não estar dando conta ( apenas uma sugestão)

----------------EDITANDO---

cara não sei se isso quer dizer que seja problema no hd realmente mais quando eu formatei o windows ontem e instalei o 7 e tentei instalar battlefield 3 deu erro de falta da msvcr100.dll... hj formatei de novo e instalei o 8 e ao instalar o bf3 deu o mesmo erro pensei que era problema no jogo mais baixeio dll filles.com fixer e resolveu...

--------------------------

Acabei de fazer o tesste da bios iniciei as 00:43 com a temp da CPU em 54 e do sistema 45 e terminei 1:10 com temp da CPU 62 e do sistema 46... instalei BF3 fiquei jogando sem travar nada até começar a dar engasgadas quando estava jogando a aproximadamente 1 hora... reparei que nesse momento a temperatura estava bem pouco maior do que a do principio e algumas vezes ele rodou em temperaturas maiores sem travar...

• Coordenador
Postado

Amigo, se seu pc ficou com essa temperatura um tanto alta enquanto está parado na BIOS, realmente há um problema em algum hardware seu. Ele não travou ou reiniciou? A temperatura subiu enquanto ele estava parado e ficou alta. Confira novamente o cooler e a refrigeração. Mas é claro, a temperatura pode ser colateral à seu problema.

Pensei na fonte que poderia não dar conta, mas parece não ser esse o problema. Mesmo assim, sua fonte não é muito forte. São 430W reais? Qual o número do modelo completo dela? Alguns modelos da Corsair não são muito eficientes. Tente conseguir outra fonte, mais potente, para teste.

Vamos ter que tentar resolver o problema por eliminação, visto que é um caso estranho.

A possibilidade de ser o processador eu já descarto. A fonte também não parece ser a responsável, mas não vamos eliminá-la.

Qual é sua placa mãe? É Dual ou Triple channel?

Pode ser um problema de compatibilidade, o que não é muito difícil de ocorrer.

Veja se as frequências dos componentes estão normais na BIOS. É bom checar todas as configurações.

Vamos começar pela memória ram. São dois pentes iguais ou um só? Veja as configurações na Bios, tente desativar o dual channel. Tire uma das memórias, troque de lugar (o barramento pode estar com defeito). Teste. Religue o dual channel.

Se o problema persistir, faça o teste da BIOS novamente ou deixe mesmo o computador ligado e parado sem a placa de vídeo e veja se a temperatura abaixa. Monitore a temperatura no Windows usando o SpeedFan. Pode sim ocorrer um problema de compatibilidade com a placa, tire e veja a temperatura em idle. Os drivers estão todos atualizados? Se a temperatura abaixar e pararem os travamentos, pode ser a placa de vídeo ou voltamos à fonte.

Se isso não resolver, voltamos ao nosso amigo HD. É difícil um HD desses dar problema de fábrica, mas é bom conferir. Troque a entrada do HD na placa. Se nada ocorrer, tente testar outro HD (mesmo que seja um ATA). Se houver uma saída ou barramento com defeito para qualquer componente no PC, pode ser a causa do problema.

Se nenhum dos procedimentos acima resolver, volte a conferir o encaixe das peças. Desmonte memórias, cooler, placa de vídeo. Tente ir trocando os barramentos iguais e remonte de forma firme.

Favor postar a informação completa do computador, assim ficará fácil pegar a especificação de todas as peças e conferir uma por uma (isso inclui também fonte, cooler e ventoinhas, a temperatura está bem alta para um PC em idle).

Espero ter-lhe ajudado.

amigo eu passo pelo mesmo problema q você! essas travadas no audio e desempenho ruim do pc tendo uma boa configuração! inclusive eu comprei outro hd e mesmo assim essas travadas ainda acontecem!pensei que era processador.....testei com outro e o problema persistia! troquei memorias e o problema persistiu! atualmente estou usando outro kit completo!placa-mãe,processador e memorias! e por incrivel que pareça ainda sofro com esse problema! tipo.......percebo quando estou instalando um jogo por exemplo......o pc fica lerdo......tento abrir um programa durante a instalação do jogo e o pc fica pensando um ano ate abrir ......inclusive tem vezes que chega a travar! e tb percebi que processador nao fica nem a 2o% durante a instalação do jogo! ou seja nao teria motivo para o pc ficar lento! e isso com o hd que comprei a uns 7 meses! eu estou muito chateado com isso,pois mudei de kit completo e comprei hd novo e isso continua acontecendo! é aquelas travadas no audio e pc lento! as travadas sao identicas ao seu video.....parece um robô........eu quando estou escutando musica e coloco um jogo para inmstalar sou pertubardo pelo DRÊEERRR NO AUDIO! amigo eu nao sei se meu hd novo esta com defeito tb,mas seria muita falta de sorte! agora digo.....ja troquei kit completo e comprei hd novo! e tudo ficou igual! se você conseguir resolver me avisa ......porque ja nao sei o que faazer mais!

para você ter noção.....minha configuração é de media para boa!

fx 6100,8gb de memoria ,hd seagate e 1 Samsung( com ambos tenho esses problemas)

Bruno, se seu pc deu esse problema e continua dando após trocar todas as peças, provavelmente a sua configuração tem algum componente incompatível ou insuficiente. Você trocou a placa-mãe certo? Pode ser um problema nela. Cheque novamente as especificações de compatibilidade e confira se não há nada mal encaixado. A mesma dica que já postei, tente outro S.O. e/ou cheque a BIOS. Faça o teste e veja a temperatura em idle, veja se não reinicia. Aí já pode descartar o problema no S.O. Siga os mesmos procedimentos postados acima. É necessário postar todas as informações do PC. Qual sua placa de vídeo?

Postado

MastterD

amigo ai vai as minhas temperaturas!

http://img507.imageshack.us/img507/5712/aida.png

estão todas normais.....meu gabinete é bem refrigerado!

minha configuração completa:

placa-mãe: N68-S3 FX

Processador:FX 6100

Memoria: 2x4 GB Corsair DDR3 1333 mhz

Hds: Seagate 250 GB 7200 rpm 8 mb (sistema), Hd Samsung 1TB 7200 rpm 32 mb

Vga: Gt 220

Fonte: c3 tech Video edition 500 w

Tipo a placa-mãe eu comprei na Kabum ,ai de primeira ela veio com problema em um slot de memoria ! que nao reconhecia a memoria! ai mandei para eles e eles mandaram outra para mim! creio que seja quase impossivel eles terem mando outra placa-mãe com problema! coomo disse um tecnico me disse com certeza que o problema seria no hd! ai comprei outro ,aparentemente nos primeiros dias de uso o problema no audio tinha sumido,porém a lerdesa no pc nao! ai depois de uns dias o problema no audio voltou! inclusive testei outro sistema ......eu uso o windows 7! e testei no xp e nada mudou! vou citar alguns testes que fiz!

testei outro processador,atualmente to usando outro kit completo(placa-mãe,processador e memorias),testei sem a placa de video,testei sem a placa de rede,comrpei outro hd(nao acredito que ele esteja com defeito),testei outra fonte( generica),testei outros cabos sata,tirei o estabilizador e to usando filtro de linha,ja resetei a bios da placa-mãe......levei para um tecnico e ele passou 3 dias com a maquina e disse q nao apresentou nenhum errro!

esse problema nao ocorre direto! tem dia que nao ocorre porém acontece! pode passar o dia todo apresentando e pode nao apresentar! o que eu percebo e quando estou instalando um jogo por exemplo a maquina fica muito lerda.....tento abrir um programa e a maquina fica pensando durante um ano ate abrir ,isso senao travar o pc! e tem vezes que mesmo sem ta instalando nada a maquina demora para abrir programas.....fica pensando muito e durante esse tempo se estiver escutando uma musica acontece aquele DRÊRRR!

Como o video do amigo mostra! ja nao sei mais o que fazer ......

Postado

eu desmontei o cooler montei de novo desencaixei a placa de video, memoria ( no caso 1 pente de 4 gb), reconectei os cabos e refiz o teste da bios :

12:05 CPU 52º, sistema 37, 12:10 CPU:57º SISTEMA 40º, 12:23 CPU: 59º SISTEMA 44º e logo em seguida reiniciei e medi a temperatura do pc

http://img211.imageshack.us/img211/1980/temperaturab.png

a minha fonte é Fonte Corsair ATX 12V/2.2 430W CMPSU-430CXV2 (http://www.kabum.com.br/produto/21305/fonte-corsair-atx-12v-2-2-430w-cmpsu-430cxv2/?tag=corsair), as frequencias estão normais também.. irei fazer o teste sem a placa de vídeo.

-------------------

Teste sem placa de vídeo

Temperatura BIOS:

13:22 13:36 13:40

CPU 51 59 59

Sistema 38 41 42

E também executei o teste no speedfan e aida64 apos o teste da BIOS, segue o resultado:

http://img826.imageshack.us/img826/9710/temperaturasplacadevide.png

o engraçado que é exatamente como o amigo falou, não é sempre que acontecem estes problemas, a principio antes da placa de video era bem raro, depois como eu fico jogando acredito que force a CPU e o defeito se torne mais evidente...

• Coordenador
Postado

A única coisa que me restou a pensar é problemas de compatibilidade. Tentem atualizar a BIOS, é a última ideia que tenho em mente.

Uma dica é procurar em casos resolvidos aqui do fórum. Talvez alguém teve o mesmo problema, que foi resolvido.

Se conseguirem resolver o problema ou tiverem novas informações, postem aqui.

Postado

Opa valeu pela ajuda bro, eu ainda acredito que o problema está no HD, to fazendo um teste aqui no HD tune e ja deram alguns erros, vou tb depois trocar o hd por outro que eu tenho aqui pra testar, valeu pela ajuda.

• Coordenador
Postado

Se apareceram erros, troque o HD, parece que você não deu muita sorte nele mesmo... :(

Fico feliz em ter ajudado.

Se aparecerem mais erros ou a troca do HD não resolver, volte a postar.

De qualquer forma diga se o problema foi resolvido ou não.

Até logo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...