Ir ao conteúdo

Servidor serve para jogar? e quanto custaria o meu?

vondercay

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

É uma história grande, porém interessante para quem gosta e entende de hardware.

No fim de semana passado eu fui em um bazar e adquiri um pc enorme por um certo preço.

Fiquei curioso, pois tive a oportunidade de abri-lo e vi que possuía vários componentes, por isso o comprei.

Quando cheguei em casa e o liguei, para a minha surpresa, ele funcionou, porém é extremamente barulhento, haja vista o mesmo possuir uns 4 coolers em seu interior, sendo que um deles é enorme.

Ao ligá-lo tive que formatar o HD, pois ele não iniciava, mas depois de muitas horas de suor lutando para formatar a máquina e instalar todos os periféricos (é porque eu não conheço muito sobre a formatação de computadores) consegui fazer com que ele funcionasse.

Instalei o W XP, porque era o único CD que tinha em casa.

Quando fui procurar para ver os detalhes da máquina percebi que ele possuia dois processadores xeon E5330 quad core, o que no gerenciador de dispositivos apontavam um total de 8 processadores.

Outra coisa que eu percebi é que ele possui 6 Gb de RAM, porém no XP só aparece 2.9 ou algo próximo a isso.

Mesmo assim quando ele liga ele voa.

O gabinete parece algo antigo, porém é cheio de compartimentos.

Tem um compartimento especial para o HD, e percebi que cabem 6, haja vista a placa mãe possuir 6 entradas SATA, e este compartimento possui um cooler.

Tem 8 entradas para pentes de memória, dos quais 4 estavam ocupados, eram 2 pentes de 2 Gb e 2 de 1Gb. e também havia um enorme cooler que direcionava toda a ventilação para esses pentes.

Cada um dos processadores possuíam um cooler.

E tem também uma placa de vídeo com um pequeno cooler acoplado. É uma ATI, mas não sei se ela é boa, porém a imagem na tela é muito nítida e brilhante.

Mas mesmo com todo entusiasmado, para minha grande decepção, quando instalei um joguinho que não parece ser pesado, o Grand Chase, essa máquina monstruosa e barulhenta não conseguiu rodar o jogo em suas melhores configurações sem travar exageradamente.

Tenho outro pc, mais antigo, que possui uma placa da Nvidia Gforce 7300gt que roda esse jogo com facilidade.

Quando percebi que essa gigante máquina não rodou esse jogo simples fiquei desanimado e a guardei, pois ela só fazia muito barulho.

Daí me surgiram algumas idéias e dúvidas:

Será que dá para botar uma placa de vídeo melhor?

Será que vou gastar muito com isso?

Será que uma placa de vídeo melhor resolve o meu problema?

Será que tem como diminuir o barulho desta máquina para ficar no nível da outra, que é antiga, porém silenciosa?

Será que essa máquina gasta muita energia?

Quanto será que ela custaria, já que eu dei uma pesquisada em alguns sites e vi umas mais novas, porém com configurações muito inferiores por uns 2k?

Essa máquina dá para ser usada para rodar jogos, ou ela tem outra destinação específica?

• mês depois...
Postado

Se tem PCI-E, dá pra colocar uma placa de video boa...

Não sei se o processador é bom mesmo... mas deve ser o suficiente pra rodar vários jogos numa boa, só carece de placa de video...

veja uma usada geforce 250GTS no mínimo.

veja uma usada radeon hd 5XXX no mínimo.

Sai barato e acho que uma muito mais parruda não seria bem aproveitada.

Servidor costuma ser mais usado em processamento e acesso centralizado a arquivos, ou backup...

por isso geralmente não tem video bom, mas o resto é bala...

Ah sim!

O barulho deve ser por ter ventoinhas sujas (já que tem muitas)

Sim, consome energia pra caramba!! só 1 processador desse deve girar em 250W !!! (tem PC médio inteiro que não chega nisso)

Postado

Ah sim!

O barulho deve ser por ter ventoinhas sujas (já que tem muitas)

Sim, consome energia pra caramba!! só 1 processador desse deve girar em 250W !!! (tem PC médio inteiro que não chega nisso)

Sim o barulho é gerado pelas ventoinhas sujas (principalmente as pequenas pois giram em uma velocidade maior)

E cada processador consome 80Watt cada (alias tem um modelo de mesma linha que consome 50Watt), não sei da onde tirou esses 250Watt cada, os processadores para servidores normalmente tendem a consumir menos energia dependendo de seu clock, pois servidores tendem a ficar ligados 24 Horas.

Postado

Falha minha... Fiz uma pesquisa relâmpago no google e li por cima aquilo alguns top de linha da família, em dupla chegam naquilo...

Mas pesquisando agora, a TDP desse processador E5330 é 80W, com clock 2.13Ghz (sem SSE4), os dois juntos serão 160W e mais os demais periféricos...

Postado
Boa tarde a todos,

É uma história grande, porém interessante para quem gosta e entende de hardware.

No fim de semana passado eu fui em um bazar e adquiri um pc enorme por um certo preço.

Fiquei curioso, pois tive a oportunidade de abri-lo e vi que possuía vários componentes, por isso o comprei.

Quando cheguei em casa e o liguei, para a minha surpresa, ele funcionou, porém é extremamente barulhento, haja vista o mesmo possuir uns 4 coolers em seu interior, sendo que um deles é enorme.

Ao ligá-lo tive que formatar o HD, pois ele não iniciava, mas depois de muitas horas de suor lutando para formatar a máquina e instalar todos os periféricos (é porque eu não conheço muito sobre a formatação de computadores) consegui fazer com que ele funcionasse.

Instalei o W XP, porque era o único CD que tinha em casa.

Quando fui procurar para ver os detalhes da máquina percebi que ele possuia dois processadores xeon E5330 quad core, o que no gerenciador de dispositivos apontavam um total de 8 processadores.

Outra coisa que eu percebi é que ele possui 6 Gb de RAM, porém no XP só aparece 2.9 ou algo próximo a isso.

Mesmo assim quando ele liga ele voa.

O gabinete parece algo antigo, porém é cheio de compartimentos.

Tem um compartimento especial para o HD, e percebi que cabem 6, haja vista a placa mãe possuir 6 entradas SATA, e este compartimento possui um cooler.

Tem 8 entradas para pentes de memória, dos quais 4 estavam ocupados, eram 2 pentes de 2 Gb e 2 de 1Gb. e também havia um enorme cooler que direcionava toda a ventilação para esses pentes.

Cada um dos processadores possuíam um cooler.

E tem também uma placa de vídeo com um pequeno cooler acoplado. É uma ATI, mas não sei se ela é boa, porém a imagem na tela é muito nítida e brilhante.

Mas mesmo com todo entusiasmado, para minha grande decepção, quando instalei um joguinho que não parece ser pesado, o Grand Chase, essa máquina monstruosa e barulhenta não conseguiu rodar o jogo em suas melhores configurações sem travar exageradamente.

Tenho outro pc, mais antigo, que possui uma placa da Nvidia Gforce 7300gt que roda esse jogo com facilidade.

Quando percebi que essa gigante máquina não rodou esse jogo simples fiquei desanimado e a guardei, pois ela só fazia muito barulho.

Daí me surgiram algumas idéias e dúvidas:

Será que dá para botar uma placa de vídeo melhor?

Será que vou gastar muito com isso?

Será que uma placa de vídeo melhor resolve o meu problema?

Será que tem como diminuir o barulho desta máquina para ficar no nível da outra, que é antiga, porém silenciosa?

Será que essa máquina gasta muita energia?

Quanto será que ela custaria, já que eu dei uma pesquisada em alguns sites e vi umas mais novas, porém com configurações muito inferiores por uns 2k?

Essa máquina dá para ser usada para rodar jogos, ou ela tem outra destinação específica?

vondercay, primeiramente você postou sua pergunta no lugar errado, você está na sessão de drivers e manuais, 2ª você pode jogar sim em servidor só não ficará agradável tendo em vista que uma maquina especifica para servidor tem como prioridade outras tarefas, resumindo não compensa investir em upgrade se o que quer é jogar, se você conseguir pelo menos a mesma quantia que pagou venda-o, 3ª se queres diminuir os ruídos troque as ventoinhas por novas e use um controlador de ventoinhas para reduzir a velocidade da mesma, assim os ruídos somem, caso não queira colocar novas você tem a opção de lubrificá-las com um WD-40 é so retirar o adesivo remover a tampa e aplicar 1 gota de WD-40 ou qualquer óleo lubrificante, feito isto o ruido irá reduzir de 10 a 15% se colocar o controlador de ventoinhas pode-se reduzir até 70% dos ruídos.

Finalizando eu estou por fora de preços de servidores mas levando em conta que o mesmo está usado será difícil alguém compra-lo com o intuito de reutiliza-lo como servidor, se quiser fazer o upgrade por conta propiá faça-o como nunca tive experiencias com esse tipo de hardware não sei exatamente o resultado (mas se quiser experimente), eu recomendaria utiliza-lo como desktop comum para tarefas simples tendo em vista que memoria e processamento não ira faltar, e se quer ter sua memoria 100% reconhecida instale um sistema de 64bits, se caso precisar de ajuda para encontrar drivers este é o lugar certo é só postar novamente, e desculpe por estarmos respondendo super atrasados tendo em vista que já se fazem 2 meses desde que você postou aqui, mas isto ocorreu pois você intitulou o tópico como venda na sessão de drivers.

Postado

Primeiramente eu peço desculpas por ter enviado a pergunta para o tópico errado, foi a minha primeira pergunta feita neste forum, e como ninguém estava respondendo eu acabei não fazendo outras e acabei fazendo as coisas por conta própria.

No meu servidor tem saída para placa de vídeo e como as respostas demoraram, ou foi eu que demorei para perceber que elas já tinham chegado, eu, na mesma semana da pergunta, acabei comprando uma placa de vídeo, comprei a 9800 GT, comprei porque não fazia ideia de nenhum componente e foi uma das mais baratas que eu achei (paguei 300 conto e instalei o Windows 7 Ultimate).

No índice de experiência do Windows eu consegui 7.5 no processador e nas memórias e 6.4 na placa de vídeo.

Tenho o jogo The Sims e o Need For Speed: The Run instalados, o primeiro eu jogo com algumas configurações no máximo, mas tem vez que ele começa a travar depois de algum tempo jogando. O de corrida eu tive que colocar muita coisa da configuração no baixo para ele rodar normalmente (inclusive já zerei, no fácil, kkkkkkk), eu só não o uso para ver filmes porque ele faz muito barulho e acho que vou usar a dica de aplicar WD-40 nas ventoinhas, se não resolver eu tento achar novas mais silenciosas.

Agora eu não sei o que é um controlador de ventoinhas, é hardware ou software (já deu para sentir o level do mlk em informática né, kkkk).

Mas será que eu fiz certo em ter comprado essa placa?

Será que um desktop mais comum, porém com uma placa de vídeo mais fortezinha seria melhor opção?

É porque esse barulho me incomoda muito e a minha conta de energia já veio alterada para cima depois que ele chegou. kkkkkkkk, tipo de R$ 10,00 a 20,00 a mais.

Agora eu tento ligá-lo o mínimo possível, só quando quero jogar mesmo.

Agradeço a atenção de todos e aguardo resposta.

Mas pesquisando agora, a TDP desse processador E5330 é 80W, com clock 2.13Ghz (sem SSE4), os dois juntos serão 160W e mais os demais periféricos...

O que é esse SSE4? ajuda em alguma coisa?

Realmente a minha conta de energia vei um pouco mais cara, questão de R$ 10,00 a R$ 20,00 a mais.

Mas o que me incomoda mesmo é o barulho.

Como eu respondi antes, eu comprei uma 9800 GT pra rodar nele, fiz certo?

Não queria comprar algo mais forte porque eu nem sabia se ia funcionar, então gastei o mínimo possível para rodar alguns jogos mais pesados.

Que tipo de jogos vocês me recomendam?

Postado

Esse servidor consome mesmo hein ? Uma coisa que voce deve verificar é se a pasta térmica nos processadores não deve ser trocada. Se estiver ressecado a temperatura deles vai aumentar muito ( e a conta de energia tb, he,he). Rode o Speedfan para ver a temperatura e aconselho dar uma geral na limpeza. Tudo contribui para aumentar a temperatura do gabinete.

Um controlador de ventoinhas é um dispositivo que voce instala e a rotação das ventoinhas vai variar conforme a temperatura que o sistema estiver, inclusive dá para programar ela. Mas só funciona se as ventoinhas tiverem controle PWM, aí tem que ver o modelo delas. Se tiver 3 conectores é quase certo que são. Se tiverem só 2, aí sempre gira na rotação máxima, que faz um barulhão.

Postado

1º - As ventoinhas

O moço que me vendou a placa de vídeo e a instalou no meu servidor me disse que é difícil achar ventoinhas novas porque as peças são feitas sob medida para o servidor, tanto é que tudo nele é encaixável.

É verdade?

Será que eu acho algo mais atual que faça menos barulho?

2º - Como saber se as memórias do servidor são DDR 1, 2 ou 3?

É porque eu tenho aqui umas memórias sobrando e quando fui colocar uma DDR 2 de 2Gb percebi que ela não encaixou, depois uma pessoa me falou que as memórias dos servidores são diferentes.

É verdade?

Na memória RAM do servidor não vem nada escrito se é DDR 1, 2 ou 3, só vem falando isso:667/SD 2gb 2rx8 pc2 - 5300f - 555 - 11 - b0 - d0

e na de 1gb vem escrito: 1gb 2rx8 pc2 - 5300f - 555 - 11 - b0

ce601 0625

A de 2 gb é corsair cm72fb2048 e a de 1gb é samsung M395T2953CZ4-CE61

Percebi também que as beiradinhas das memórias são diferentes.

Enquanto no final do pente normal você tem um canto reto com uma circunferência dentro (como se fosse para fazer de chaveiro) e nas no servidor parece que as pontas são quebras (parece só), eu coloquei a foto da corsair ai.

e o lugar de encaixe no meio do pente também é diferente.

a memória do servidor é melhor, pior ou igual?

post-1013675-13884964667215_thumb.jpg

Postado
Esse servidor consome mesmo hein ? Uma coisa que voce deve verificar é se a pasta térmica nos processadores não deve ser trocada. Se estiver ressecado a temperatura deles vai aumentar muito ( e a conta de energia tb, he,he). Rode o Speedfan para ver a temperatura e aconselho dar uma geral na limpeza. Tudo contribui para aumentar a temperatura do gabinete.

Um controlador de ventoinhas é um dispositivo que voce instala e a rotação das ventoinhas vai variar conforme a temperatura que o sistema estiver, inclusive dá para programar ela. Mas só funciona se as ventoinhas tiverem controle PWM, aí tem que ver o modelo delas. Se tiver 3 conectores é quase certo que são. Se tiverem só 2, aí sempre gira na rotação máxima, que faz um barulhão.

Não é normal um PC gastar isso de energia não? nem os mais potentes?

Então o negócio aqui tá ficando mais achato ainda.

Mas eu também não sei se tudo isso foi só o pc, até porque tá na época do frio e a gente passa mais tempo no chuveiro e tal...

Todos os cooler do pc, fora o da placa de vídeo possuem 4 fios, 4 buracos então provavelmente eles aceitam esse programa né, inclusive eu percebo oscilações de velocidade quando o pc vai reiniciar, as ventoinhas não desligam só ficam mais fracas, depois voltam com a força toda.

Vou ver como eu faço para limpar bem esse pc e vou verificar a pasta térmica também.

Depois falo os resultados.

Agradeço a atenção de todos.

Postado

1) pegue uma régua pequena e meça a distancia da furação dos parafusos que prendem as ventoinhas.

As mais modernas tem o PWM mencionado acima e tem os helices otimizados e fazem menos barulho, principalmente porque as que voce tem instaladas devem ser muito antigas.

2) Experimente rodar um programa chamado Everest, ele deve dar o nome do fabricante e o modelo da memória.

As memórias de servidor são diferentes, pois tem ECC ( previne erro de memória) e são mais caras. Mas normalmente o slot aceita memória comum ( não ECC), se puder olhar o nome do servidor e o fabricante já ajudaria.

Postado
1) pegue uma régua pequena e meça a distancia da furação dos parafusos que prendem as ventoinhas.

As mais modernas tem o PWM mencionado acima e tem os helices otimizados e fazem menos barulho, principalmente porque as que voce tem instaladas devem ser muito antigas.

2) Experimente rodar um programa chamado Everest, ele deve dar o nome do fabricante e o modelo da memória.

As memórias de servidor são diferentes, pois tem ECC ( previne erro de memória) e são mais caras. Mas normalmente o slot aceita memória comum ( não ECC), se puder olhar o nome do servidor e o fabricante já ajudaria.

fabricante IBM,

Servidor S500XVN/XSL

Postado

Por esse código não achei nada na IBM. Se tiver uma camera digital ou mesmo pelo celular, tire umas fotos em modo MACRO em VGA dos códigos das peças e faça um upload usando o ImageShack.

Postado

Pronto amigo,

Instalei aqui o programa Everest, eis os dados do meu servidor:

Pelo que eu vi aqui te passei informação errada, a fabricante é a Intel

o Everest fez um relatório monstruoso aqui, tipo umas 48 páginas cheias de informações das quais eu não entendo nadinha, que tinham mais de 500kb, e o site só permite postar até 195,3kb.

mas eu dei um print do basicão.

A memória é DDR2 SDRAM FB-DIMM. Isso é bom??

E o número da placa mãe é s5000xvn

Será que se futuramente eu quiser comprar uma placa de vídeo mais ousada ela aguenta?

Agradeco a atenção e aguardo a resposta.

post-1013675-13884964731436_thumb.jpg

Postado

A conta de luz sobe mesmo, no total, esse servidor seu deve consumir entre 2 e 3 vezes um PC fraquinho comum...

Usei o http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine e somei entre 380W e 425W o que segunda a tarifa média do Brasil isso custa entre 19 e 21 centavos por hora... ou mais... aí você multiplica isso pela média que fica ligado por dia e por 30 dias... não chega a 20 reais não..

Postado

Experimente colocar um pente DDR2 comum só para experimentar. Pelo que eu me lembre a única coisa é que a BIOS vai avisar que não é tipo ECC ( que é mais confiável ). Assim você poderia ir até 8 GB de RAM, mas como já tem 6 GB acho que não precisa se preocupar.

Quanto á placa de vídeo, é bom consultar na seção de games se os 2,17 Ghz do processador não dão gargalo no caso de uma placa de vídeo muito potente , pois para jogos o mais importante é a velocidade do processador , além de uma boa placa de vídeo.

Rode também um programa de temperatura de CPU tipo Speedyfan para ver se não está esquentando demais devido à pasta térmica no processador.

Postado

Olha, A configuração toda em si não é lá essas coisas pro padrão de hoje...

Mas acho que ainda da gás pra uma VGA melhor... já que a 9800 é bem antiga (uns 4 anos, apesar dela ter sido top)

Mas uma VGA Radeon séria 6XXX ou GeForce 4XX seria um custo alto nessas alturas...

A menos que consiga um bom preço por tudo e compre tudo novo... aí são outros 500

Postado

Depende do que você pretende. A longo prazo não é uma máquina para ficar fazendo upgrade e tem a questão do consumo de energia elétrica.

Para games, com certeza não é o melhor equipamento, mas para outras atividades como desenvolvimento de software , uso normal e testes de rede é a máquina perfeita.

• 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Caro amigo vondercay:

Li todos os post do seu tópico. O que vou lhe dizer é opinião pessoal e não cabe discussão.

Servidor, pelo próprio nome, tem a função de servir. Pela natureza da construção, ele é bem diferente de um PC comum. Tem a capacidade de aguentar funcionamento initerrupto, suporta agressões elétricas, tem capacidade de processar mais rápido e com mais eficiência, enfim, uma série de coisas que não permitem comparações com um PC comum, nunca!

O Sr. quer tranformar ele num PC e não tem, aparententemente, recursos para mantê-lo, ou não quer fazê-lo por achar caro, não importa. Ví recomendações de recuperação de cooler!! Confesso que fiquei espantado! Isso é inadmissível num servidor. Coolers são baratos. E para servidores, são mesmos barulhentos porque precisam ser, já que são maiores e teêm que manter o arrefecimento a qualquer custo. Servidores são consumidores de energia porque entregam um trabalho maior, tem processador mais eficiênte e por isso gastam tanto. O que deseja, a meu ver não vale a pena, caso essas diferenças sejam mesmo inadimissíveis ao Sr. Agora, se de fato não queres abrir mão do desempenho que ele oferece, gaste dinheiro nele. Compre coolers novos, especificos para o modelo, cuide bem da fonte e da forma como ela se alimenta (NUNCA, em hipótese alguma, use estabilizador nele). Upgrades nessas maquinas são caras e devem ser bem pensadas, já que, como servidor que é, tem seus prós e contras. Se conseguir vender, compre um PC comum para seu intento que isso lhe trará melhor resultado e satisfação. As soluções aqui apresentadas não são recomendas para um servidor, pois as exigências dele são maiores e bem especificas. Espero ter sido claro e que tenha ficado entendido, apesar do longo texto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...