Ir ao conteúdo

Como estabilizar 12V CC de uma bateria automotiva ?

maykorei

Posts recomendados

Postado

Pessoal, acho que essa é minha ultima saída, já recorri a diversos recursos e não consegui ajuda.

Preciso ligar um monitor em um automóvel, sendo que não quero usar um inversor de 12v para 110v para depois transformar 110v em 12V novamente já que a fonte do monitor é 12V. O problema é que a bateria do automóvel varia entre 12~14v fazendo com que a televisão desligue as vezes (creio eu que para proteção do sistema ao perceber a sobrecarga).

Acredito que a solução seja uma fonte estabilizadora 10~15v para 12v mas não acho em lugar nenhum, teria como fabricar ou indicar uma ? Seria ótimo também conseguir controlar a corrente.

2012-11-21%252012.57.47.jpg

Grato,

Mayko Rei

Postado
Pessoal, acho que essa é minha ultima saída, já recorri a diversos recursos e não consegui ajuda.

Preciso ligar um monitor em um automóvel, sendo que não quero usar um inversor de 12v para 110v para depois transformar 110v em 12V novamente já que a fonte do monitor é 12V. O problema é que a bateria do automóvel varia entre 12~14v fazendo com que a televisão desligue as vezes (creio eu que para proteção do sistema ao perceber a sobrecarga).

Acredito que a solução seja uma fonte estabilizadora 10~15v para 12v mas não acho em lugar nenhum, teria como fabricar ou indicar uma ? Seria ótimo também conseguir controlar a corrente.

2012-11-21%252012.57.47.jpg

Grato,

Mayko Rei

Fonte um pouco complexa pois em 10V teria que elevar a tensão, já em 15V teria que abaixar.

Mas talvez fique mais fácil montar um circuito que evite que a tensão passe de 12V.

A solução de imediato seria um Conversor Buck, mas seu circuito PWM trabalharia ao contrário do normal para seu caso.

Geralmente essa fonte é abaixadora de tensão. A baixar a tensão é o que se quer quando se usa uma fonte Conversor Buck, mas caso o mosfet for mantido com PWM quase em 100% do tempo ligado, a tensão de saída será igual ou quase igual a da entrada.

No seu caso funcionaria assim:

Um Conversor Buck onde o mosfet ficaria 100% do tempo ligado (ciclo ativo 100%) quando a tensão for igual ou menor que 12V.

Nestas condições a tensão de saída seria igual a de entrada.

Se a tensão vir a cair para 10V não tem problema pois é considerada bateria descarregada.

Caso a tensão suba além do 12V, o circuito PWM atua, diminuindo o ciclo ativo do mosfet (tempo que ele fica ligado), mantendo assim a tensão sempre em 12V por controle PWM.

O mosfet pode ter uma frequência de chaveamento de uns 40Khz.

Aqui uma calculadora para estes tipo de fonte:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/abw_smps_e.html

em outro caso usaria fontes Boost converter e Buck Converter trabalhando em paralelo. Assim uma compensaria a outra, uma aumentando tensões abaixo de 12V e a outra abaixando tensões acima de 12V. O resultado seria uma tensão de 12V com pouca variações

Acho que também pode ser usada uma fonte Fly-back Converter como essa:

http://schmidt-walter.eit.h-da.de/smps_e/spw_smps_e.html

Teria que calcula para ela funciona em tensão de 9 a 15V.

A tensão de saída em aberto sem realimentação teria que ser de uns 25V.

Assim quando a então de entrada for de 14V, a fonte terá espaço para acionar o PWM e regular para 12V.

Dá mesma forma funcionaria quando a entrada estivesse em 10V.

O PWM seria acionado, regulando a saída para 12V

• Coordenador
Postado

Compre uma fonte universal para notebooks como esse do link abaixo:

http://www.litoralimports.com.br/ecommerce_site/produto_4398_8444_Fonte-Universal-Notebook-Laptop-Carregador-Veicular-120w

Ela funciona tanto em 110V ou 220V e possui uma entrada de 9V a 15V ( Entrada I: DC 12 (9-15V) 10A max).

E as saidas permanecem estáveis (Saída de tensão: 12V/15V/16V/18V (5,5A máximo)

19V/20V/22V/24V/ (4A máximo))

Postado

Vamos partir para o projeto:

Primeiro escolher o controlador PWM:

http://proesi.com.br/index.php/catalogsearch/result/?q=viper

Essa linha é completa pois o controlador já vem com um mosfet internamente e é completo bastando poucos componentes externos. Basta escolher o que melhor atende.

Depois vai no site do fabricante e projeta a fonte no software que eles tem lá.

O núcleo de ferrite para o trafo pode usar de lâmpadas econômicas queimadas, devem servir.

Os fios pode reaproveitar de trafos velhos, destes encontrados em ferro velho.

É só seguir as recomendações do software e tudo da certo.

Qual o consumo dessa TV?

Se for até 1 A, basta um 7812, se for maior, drivear esse componente com um transistor TIP122 por exemplo.

O problema do regulador é que ele requer 3V acima da tensão de saída.

No caso ele só funcionaria quando a tensão estivesse em 15V.

• Coordenador
Postado
Bcpetronzio, o problema que ele quer ligar nos 12V da bateria do carro, e a tensão não deve passar dos 12V.
Pois é! o carregador que indiquei (tenho um aqui e quebra o maior galho), ele possui além da entrada AC 110V~220V, um outra entrada de tensão DC, que pode variar de 9V até 15V, e a saida de tensão dele será sempre constante e indicada pela chavinha...
Postado

Obrigado pela ajuda, vai facilitar muito pois estava pensando em constuir também não tão difícil assim um sistema com o MC78T12AC ou MC78T12C e um dissipador de calor. O problema era achar um desses componentes por onde eu moro, alguém sabe um site aonde possa conseguir um dos dois ?

Desde já Obrigado !

Postado
Obrigado pela ajuda, vai facilitar muito pois estava pensando em constuir também não tão difícil assim um sistema com o MC78T12AC ou MC78T12C e um dissipador de calor. O problema era achar um desses componentes por onde eu moro, alguém sabe um site aonde possa conseguir um dos dois ?

Desde já Obrigado !

Como já foi dito reguladores lineares não servem pois eles requerem um mínimo de 3V na entrada para dá 12V estabilizados na saída na saída.

Para ele dar os 12V a bateria teria que estar com 15V.

Tudo isso pois ele é um regulador série, que abaixa a tensão e ainda tem as perdas térmicas, por isso precisa dos 3V acima da tensão de saída.

Eu tinha recomendado a linha viper, mas pude observar que este precisa de no mínimo 36V DC na entrada.

Você terá que procurar um controlador PWM que funcione abaixo de 9V, 5V por exemplo. O CI pwm precisa de tensão estável. Se colocar um que funcione em 12V, a tensão de trabalho vai variar e não vai regular direito.

Uma ideia simples é fazer um tipo de dobrador de tensão depois alimentar um regulador destes lineares. Assim a tensão fica alta o suficiente para poder ser regulada.

Se usar um inversor destes de 70 watts, a conversão de energia de 12V para 110V e 110 para 12V ainda será mais eficiente do que usar um simples regulador linear.

O regulador linear perderá mais energia em calor, além do mais vai precisar de uns 15 a 20V na entrada para fornecer 12V estabilizado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...