Ir ao conteúdo

Fontes Dúvidas Simples...

Kennxx

Posts recomendados

Postado

Beleza Pessoal!

Peguei uma fonte que está INPUT: 110/220 VAC 60/50Hz

OUTPUT: 9VAC 200ma.

eu fiquei com dúvida pois a maioria das fontes tem out DC.

Existe fontes com out AC ?

Tem algum problema se usar uma fonte AC de 9V no lugar de uma fonte DC 9V. Tem muita diferença ou o que vale é a tensão e a corrente.

Outra Pergunta:

Quando em uma fonte está que a corrente é (Corrente Alternada) AC, a Tensão é AC também ?

Postado

Você não pode de maneira alguma ligar um equipamento DC em tensão ALTERNADA, quando a CORRENTE é ALTERNADA a TENSÃO também é ALTERNADA, alguns equipamentos utilizam fontes de saída AC (acho que pedaleiras) porque precisam das senoides da rede AC para distorções e etc.

Postado

Quanto a pedaleiras, elas usam alimentação 9 volts DC (ou CC) e essa informação está perto do conector de alimentação da pedaleira. Na verdade, pedaleira é o nome dado a diversos aparelhos como distorcímetros, flager's, phaser's, wha-wha, equalizadores, booster's, etc. Podem usar ou uma bateria de 9 volts ou o conector de alimentação do pedal. O case ou lugar onde se põe o pedal ou pedais pode vir ou não com uma fonte de alimentação para alimentar os pedais. Alguns vêm com uma fonte própria cuja tensão é de 9 volts DC ( CC) e com capacidade de corrente suficiente para alimentar vários pedais. Outros cases não tem essa fonte e... Ou o possuidor alimenta cada pedal com cada fonte individual ou usa uma fonte somente para alimentar todos os pedais que usa. Independente disso, a alimentação desses pedais é DC (Direct Currente); sigla inglesa que traduzindo significa Corrente contìnua (CC).

Grande parte dos pedais não tem consumo alto. Alguns exibem 18 mA de consumo, outros 55 mA e para saber essas informações basta consultar o modelo do pedal no site do fabricante ou se tiver o prospecto do pedal, verificar isso.

De qualquer forma, os pedais tem a informação da sua alimentação( tensão e tipo de tensão) e sua polaridade no conector destinado a alimentação externa. Se no próprio conector existe polaridade, já é uma indicação de DC ou corrente contínua (CC).

Ligar alimentação AC nos pedais simplesmente pode danificá-lo.

Afinal... Se a alimentação dos pedais é DC (ou CC) por que ligar AC?

Uma pequena informação para o criador do tópico. Algumas caixinhas de som dispõe de sua própria fonte de alimentação. Essa fonte de aliemntação é compsta de algumas partes ou blocos. A primeira é a etapa de diminuição da tensão. Quem faz essa tarefa é um tansformador abaixador de tensão apropriado para a alimentação do amplificador. Muito bem. A segunda parte é a retificação que é feita através de diodos e esses diodos estão soldados à placa do amplificador. A terceira parte é a filtragem que é feita através de um capacitor de vários microfarads e com tensão de trabalho apropriada. Resumindo.... Ver somente o transformador e achar que ele é a fonte é não entender como funciona uma fonte. Fora que se ele tem saida AC de 9 volts, se retificar essa tensão, ela sobe para bem mais que 9 volts.

Em suma... Retirar o transformador da caixinha de som e querer usar como fonte de alimentação para algo que precisa de tensão DC, vai acontecer problemas com o circuito a ser alimentado. para usar esse transformador, é necessário fazer a etapa de retificação e filtragem e dependendo do circuito a ser alimentado, usar um regulador de tensão apropriado para as cargas que serão usadas. Como esse transformador tem somente capacidade de fornecimento de 200 mA de corrente, os circuitos a serem alimentados e que vai depender da tensão de alimentação, não podem ultrapassar esse limite de 200 mA.

Se queres ligar pedal ou pedais de guitarra, tens que criar uma fonte adequada para esses aparelhos e verificares se o consumo dos mesmos não ultrapassem os 200 mA que é o que esse transformador pode fornecer. Claro... Vais ter que usar algum circuito para abaixar a tensão para os necessários 9 volts.

• mês depois...
Postado

Olá, não saindo muito do assunto desse tópico, estou com uma fonte de computador parada aqui, e como fiz uns pedais de guitarra, fiquei curioso quanto alimentar eles com a fonte do pc. Ela oferece +3.3v 10A, +5v 14A, +12v 5A. Minha ideia é pegar essa saida de 12v colocar um regulador de tensão - acho q um 7809 -, aí teria 9v 5A.

A dúvida é a seguinte, 5A é muita carga para os pedais? Já que eles não devem usar mais do que 30mA (ainda não medi eles) e a pedaleira usa 300mA.

Fora isso, imagino q tá td ok em eu usar a fonte para alimentar os pedais.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...