Ir ao conteúdo

sandrofabres

Membro Pleno
  • Posts

    119
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Bom dia! Trabalho com TI e vejo muita gente faz as coisas de qualquer jeito por que as boas práticas são caras de aprender, canso de ver técnicos chamarem computador de CPU e fazer "backup" de pastas do usuário com um simples copia e cola em um outro lugar, esse tipo de "backup" precisa ser assistido toda hora pois a todo momento o Windows reclama que o arquivo não pode ser copiado por N motivos e aí ele pede a intervenção humana: manter, tentar novamente ou ignorar... Acho isso feio e não profissional. Eu trabalho num local com Active Directory com milhares de usuários, vários desses usuários amam usar arquivos PST do Outlook com mais de 200GB mesmo sem precisar, vira e mexe esses usuários quebram a máquina ou precisam de outra mais rápida e logo abrem chamado para a troca, sendo o "backup" uma responsabilidade da TI. A empresa usa o OneDrive mas não acho o processo de sincronização confiável, sempre tem uma falha, ainda mais quando o usuário hoje em dia não sabe se está editando com o office localmente ou nas núvens, aí a sincronização começa a dar problemas perguntando qual a versão daquele arquivo você quer atualizar pois você estava atualizando a versão que saiu da máquina e foi pras núvens mas a versão da máquina continua lá desatualizada, aí o onedrive joga lá nas núvens tudo misturado, uma bagunça perigosa, pois sempre tem um DIRETOR/GERENTE super poderoso pra te dizer em tom de acusação que um arquivo dele está faltando ou não está atualizado... Antigamente o Windows tinha uma ferramenta de backup muito legal que pegava o que o usuário tinha e salvava para depois restaurar aquilo em outro computador, hoje, não tem mais. Então eu gostaria de saber, como um profissional de TI , daqueles cheios de certificados da Microsoft , como o Baboo por exemplo, fazem quando precisam salvar dados de um usuário X para restaurá-los em uma nova máquina, sem usar programinhas de terceiros? Usam as núvens mesmo quando a pessoa tem gigas e mais gigas de dados? E se não tiver internet? Bom gostaria de saber a opinião de um profissional de produtos Microsoft e não um curioso. Eu estava pensando em usar o comando sdclt para fazer isso mas receio dos meus colegas falarem para eu não fazer por ser muito diferente do que eles praticam.
  2. Gente, concluí há um ano faculdade de tecnologia em análise e desenvolvimento porém mesmo sabendo programar e me virar com coisas triviais em Java e PHP, as empresas querem ter certeza que você sabe tudo decorado, ou seja, embora esse mercado tenha bastante oferta, ela é mais pra quem tem experiência. Além disso, já tenho 50 anos... Por isso, tem um amigo meu que tá arrumando um serviço temporário de field desk pra mim e se eu for bom, serei efetivado. Me falaram que Field Desk é bem mão na massa, algo que até eu gosto porém estou acostumado a colocar a mão na passa pra coisas domésticas, fiquei sabendo que empresas não perdem muito tempo com problema de PC, simplesmente eles fazem uma imagem não sei como e sobem na máquina quando o sistema quebra. Ok, não sei fazer imagem dessa forma, o mais perto disso que sei fazer é usar o clonezilla ou fazer o recoverydrive.exe mas acho que as empresas fazem coisas mais sofisticadas do que isso e devido a esse fato estou com medo de não ser efetivado no trabalho. A vida toda trabalhei em um callcenter de um grande salão de cabeleireiro, tinha muita farra lá mas TI mesmo era só por minha conta, por isso estou com medo de dançar em poucos dias. Então eu queria um curso presencial para me destacar mais e ter base sólida para ser um bom field desk, será que ITIL ajuda? Tava pensando em fazer ITIL, mas ao meu ver, ITIL é uma coisa que trata TI como se fosse um conglomerado de serviços com seus fluxos de processos bem definidos que pode ser aplicado pra qualquer coisa, isso me parece mais útil para quem vai gerir um departamento de TI inteiro ou administrar algo, não é o meu caso. Vocês acham que um peão em TI terá retorno desembolsando 2.000 e pouco em ITIL se ele nem planeja fazer governança da informação? E essas certificações da Microsoft que todo mundo ama exibir? Qual curso presencial uma pessoa formada em TI pode fazer para ser disputada pelas empresas? Grato.
  3. Trabalho numa empresa que tem milhares de computadores por andar num prédio. Vivo escutando que a TI simplesmente quando tem algum problema, não perde tempo, vai lá e sobe uma nova imagem na máquina. Mas como é isso? No windows existe até ferramentas para se fazer a "imagem" do sistema, mas se você tenta restaurar de outra unidade fora da máquina(externa) , ele não aceita. Existe um servidor de imagens? Como fazer imagens de forma profissional para vários micros para que essas imagens sejam restauradas e cada máquina diferente? E como fica a questão das licenças se a imagem é feita em cima de um computador específico com uma licença específica? Vocês que trabalham em empresas grandes fazem como?
  4. Comprei um samsung book por lembrar um surface, porém além dele liberar o som do meu microfone por rádio frequência seja lá qual sistema operacional ou programa que esteja aberto nele, o touchpad dele as vezes pára ou perde a sensibilidade, isso é normal quando um fio elétrico ou fio de fone de ouvido fica perto dele, dando a entender que o campo eletromagnético zoa esse touchpad, ok, mas antes era só manter o touchpad longe de fios que ele ficava normal, agora, vira e mexe o touchpad fica lerdo, pára e volta a funcionar normal quando quer ou quando mudo o note de lugar. Mas o pior problema pra mim, que é recorrente desde o meu Lenovo é quando se abre o note para limpar, trocar memória ou colocar pasta térmica , a carcaça dos ultimos notes que eu comprei parecem feitas de chocolate: você desparafusa , tira os encaixar e uma lasca já se quebra sem fazer força, os lugares onde se encaixam os parafusos são os piores, logo eles ficam lisos ou quebram sem esforço nenhum pra isso, aí quando isso acontece, ao fechar a carcaça, sempre fica abrindo uma parte, me dando uma vontade louca de meter o durepox , só não faço isso pois a gente sempre quer abrir de novo para fazer algumas coisas nele. Quando eu trabalhava, a minha empresa dava pra gente um notebook meio fino da Dell (acho que era um latitude) que o seu único problema aparente era o aquecimento, tirando isso, eu ficava com certa inveja pois o notebook que eles me davam pra homeoffice , ao tocá-lo, tinha uma carcaça aparentemente mais sólida e firme , já o meu, embora maior, parecia plástico de barbeador Bic. Ok, sei que a melhor carcaça deve ser o dos notes da Apple por serem de ferro, mas esses são caros demais no Brasil. Tirando esses, vocês conhecem algum notebook que tenha uma carcaça que dure anos? Nunca tive um Notebook Dell, é verdade que o melhor pós vendas de notes x86 é o deles? Grato.
  5. Boa tarde, uso Linux e minha placa de wifi ganhou 3 endereços de IPV6, dois descritos como scope global dynamic noprefixroute e outro mais curto como scope link noprefixroute , alguém poderia me explicar o que representa isso? Obrigado!
  6. @El Dorado Não a todo momento que ocorre, a TV não é minha, é de uma pessoa muito doente aqui de casa, mas quando ocorrer de novo, farei isso. Era frenético, os sniffers mostravam milhares desses pacotes inundando a rede, estranho... Vai ver que é por isso que as pessoas pedem pra reiniciar o roteador. kkkkkkkkkkkkkkk
  7. Minha rede estava todos computadores navegando normalmente, de repente todos pararam mas o roteador continuava com luz verde de conectado. Abri então um sniffer e notei um envio em massa de um IPv6 cujo destino era ff02::1:2 e o protocolo usado era DHCPv6, eu fui clicar em cima do pacote na guia Ethernet o destino estava na verdade o mac address do meu notebook e a origem estava identificada com um mac address que vinha de um equipamento com nome de LGInnotek. Comecei a olhar o que havia da marca LG conectado no meu Wifi e suspeitei da TV, olhei no roteador de quem era aquele mac LG e era da TV da minha familiar. Ate mesmo para entrar no roteador para gerencia-lo estava lento demais, para terem uma ideia, o ping para qualquer lugar durante o ataque estava passando dos 1600 ms quando geralmente eh 2 ou 4 ms. Abri meu sniffer em um outro computador e ele tambem estava recebendo pacotes dizendo Rebind Xid 0x9ee534 CID 00003933, sendo que esses numeros mudavam a todo momento. Tambem notei dentro das camadas do pacote o UDP com porta de destino 547. Bom, fiz aquela velha maxima que qualquer suporte tecnico manda fazer: reinicie o roteador e o ataque parou, afinal eu não conseguia nem entrar no roteador direito para gerencia-lo. Afinal, será que eh por isso que todo mundo manda reiniciar o roteador? Por que a minha TV estava fazendo isso ? alguém sabe?
  8. Gente, estou com um looping que deve ser excutado pra sempre até que o usuário pare. Esse looping lê um banco de dados além de fazer outras coisas. Ele é mais ou menos assim: public class LoopingSegundoPlano { LoopingSegundoPlano(){ Runnable segundoPlano = new Runnable(){ @Override public void run() { try{ Long tempoAtual = 0l; Long tempoVindo = 0l; // coloque o loop aqui while(verdade){ //bla bla bla bla } } catch(Exception e){ System.out.println("Houve um problema looping do segundo plano ao ter resposta "); e.printStackTrace(); } } }; new Thread(segundoPlano).start(); } } Em outra classe chamo LoopingSegundoPlano looping = new LoopingSegundoPlano(); e o looping inicia, porém ultimamente o looping anda parando sem dar erro, ainda estou investigando o motivo mas gostaria de saber se alguma coisa exótica pode parar o looping ou a thread sem chegar a uma condição de erro fácil de se ver ou se as thread morrem sozinhas depois de um tempo por um processo se segurança do java. Obrigado.
  9. Gente, uso uma mibo cam muito ruim: mesmo tendo memory card nela, ela só permite baixar arquivos de Vídeo se eu gravar dela (como se fosse um screencast) pelo celular, se eu quiser simplesmente fazer o download do Vídeo, eu tenho que assinar um plano de cloud, o que é um absurdo pois eu coloquei um chip de 8GB dela justamente pra não depender de porcaria de cloud. Além disso quando eu estou na rede interna, se a internet cai, eu não consigo acessar a cam, o que é outra tolice pois se alguém tenta invadir minha casa quando não tiver net, eu simplesmente não consigo acompanhar mesmo estando dentro de outra parte de casa, sem contar que ela pra pegar o wifi é horrivel. Gostaria de saber se existe uma cam que permita eu acessá-la via IP usando algo parecido com FTP ou smb para baixar os arquivos do sdcard livremente sem pagar plano nenhum. Uma cam que também me permita acompanhar as imagens em tempo real e que não seja aquelas cams de portaria de predio com HD interno, existe cam assim? Obrigado.
  10. @Dnzx E você sabe se alguns são puramente páginas abertas em um app? Por exemplo, o app da Gympass, você abre e mostra até a barra de endereço lá em cima, já se você tenta abrir o site deles pelo computador, ai não deixam. Eu noto que não aparece a barra de endereço o tempo todo, mas sim algumas funçoes que eu chamo, parecem chamar o navegador em seguida como o exemplo da fogto
  11. Boa tarde, eu as vezes faço alguns apps em Java mas não sou muito bom em layout , daí eu vejo no meu dia a dia uns aplicativos bonitões todos flexíveis e quase com certeza pra mim são páginas HTML com partes de navegadores embutidas no app. Passei a suspeitar mais ainda disso quando uma vez eu abri um app e sem que eu tivesse atualizado (não habilito atualização automática nunca) , a tela inicial tinha layout com gráficos diferentes, como pode isso se não for uma página HTML travestida de app? Um exemplo disso é o app da minha academia, ele tem até uma timeline tipo facebook falando de novidades, não me parece que aquilo seja java puro. Por isso eu gostaria de saber dos programadores de apps modernos em que linguagem eles criam aquelas interfaces bonitas e se elas são na verdade páginas hTML.
  12. ahahahah, essa podem colocar em teste de prova , quem vai imaginar essa pegadinha de Satanás? Valeu usei e deu certo parseInt(document.getElementById("tempo1").value); Digno de provinha sacana de processo seletivo e concurso público.
  13. Muito engraçado, estou fazendo um formulário que pega valores de dois menus dropdown select , ambos têm valores numéricos, mas ao compará-los, o javascript diz que 3 é maior que 10, suspeito que o script esteja pegando só a primeira parte do segundo campo. Como Javascript não tem o tipo INT, não sei como força-lo ver que o zero é um número. Já tentei usar aspas nos números e nada. Alguém sabe o que está gerando essa bizarrice? function compara(){ var tempo1 = document.getElementById("tempo1").value; var tempo2 = document.getElementById("tempo2").value; if(tempo1 > tempo2 ){ alert("Veja: Tempo1 "+tempo1 +" é maior que " + tempo2 + " mude !"); document.getElementById("tempo1").focus(); } } Tento colocar o codigo todo aqui no forum mas uma porcaria de página diz que isso é uma invasão, por isso vou colocar só o html dos comando selects <form> Tempo 1 <select name="tempo1" id="tempo1"> <option value=1>1</option> <option value=2>2</option> <option value=3>3</option> <option value=4>4</option> <option value=5>5</option> <option value=6>6</option> <option value=7>7</option> <option value=8>8</option> <option value=9>9</option> <option value=10>10</option> <option value=20>20</option> <option value=30>30</option> <option value=40>40</option> <option value=50>50</option> <option value=60>60</option> </select> Tempo 2 <select name="tempo2" id="tempo2"> <option value=1>1</option> <option value=2>2</option> <option value=3>3</option> <option value=4>4</option> <option value=5>5</option> <option value=6>6</option> <option value=7>7</option> <option value=8>8</option> <option value=9>9</option> <option value=10>10</option> <option value=20>20</option> </select> <P> <input type="button" value="Calcula" onClick="compara();"> </form>
  14. @arfneto Sim, é o firewalld mas pra que dois firewalls? O firewalld-config é bobinho demais
  15. Gente, recentemente comprei uma nova máquina e coloquei o Fedora Linux nele, afinal na outra máquina eu usava a mesma distro. Então habilitei como de costume o serviço SAMBA , porta 139 e 445, localmente as portas estavam abertas, porém do meu outro computador, elas nem apareciam, nem como fechadas nem como abertas, suspeitei logo do iptables, então eu dei um iptables -L mas não vi nenhuma política de restrição listada, tava tudo vazio. Fui então fuçar aquela coisa que não gosto do Firewall gráfico do Fedora, ele listou algumas portas , habilitadas mas a do samba estava desabilitada, então eu habilitei e pronto, tava aberta as portas. Eu pensava que o firewall gráfico do Fedora fosse um front-end do iptables, estou errado?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!