Ir ao conteúdo

Marco Tada

Membro Pleno
  • Posts

    481
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Não tem problema pular updates, pode ir direto para a versão que você deseja. Mas anote as configurações de BIOS que você tenha customizado, pois normalmente das duas uma, ou a BIOS vai vir com as configurações de fábrica, ou vai vir com valores não confiáveis (e você vai ter que resetar para os valores de fábrica). Eu leria todos os changelogs das BIOS posteriores à sua e anteriores à última que você quer colocar, para ver se tem alguma atualização importante, tipo patches de segurança e atualizações de compatibilidade de componentes. Normalmente as BIOS mais novas podem adicionar suporte a novos processadores, ou melhorar a compatibilidade de certos modelos de memória. Caso seu hardware esteja funcionando sem problemas com a BIOS atual, eu não vejo motivo para upgrade de BIOS, meus upgrades sempre foram para melhorar o desempenho, segurança, ou quando troquei de processador, aí antes de colocar o processador novo eu me certifiquei que a BIOS era compatível. Tirando isso eu não vejo tanta necessidade de update.
  2. Várias distribuições de linux escondem o menu do grub no boot. Durante a inicialização, antes da tela de carregamento do linux, mantenha pressionada a tecla "shift", que o menu do grub aparece, aí você pode escolher iniciar o Windows.
  3. Se você for mexer nos fans do radiador, use fans de alta pressão estática, pois existem dois tipos de fans, os de alto fluxo de ar, e os de alta pressão estática. Os voltados para air flow são bons para empurrar grandes quantidades de ar em lugares onde o fluxo de ar seja livre, já os de alta pressão estática são bons para empurrar ar em lugares obstruídos, que é o caso de um radiador. Sobre a temperatura ser normal ou não, esses 87 graus podem ocorrer em certas ocasiões, mas acho que está um pouco fora do normal nesse jogo, pois pelo que eu vi no pouco que joguei, ele não é tão consumidor de recursos de CPU, a ocupação da minha CPU ficou bem baixa na maior parte do jogo. E como você usa watercooler, aí fica ainda mais estranho essa temperatura. Mas de qualquer forma, por alguns segundos nessa temperatura não vai ter tanto problema, a cpu vai começar a dar uns engasgos (throtling), se for detectado um sobreaquecimento, e eventualmente vai desligar o computador.
  4. Vai na configuração do hardware da sua VM e na parte de rede use Bridge em vez de NAT.
  5. Esse cooler tem seus próprios parafusos, não é de encaixar, você vai ter que soltar os brackets de suporte para cooler dos dois lados do processador, e tirar essas duas peças plásticas, e usar a furação existente para encaixar o cooler. Cuidado que atrás do processador, no outro lado da placa-mãe, tem um reforço metálico, eu acho que esse cooler vai encaixado no suporte do outro lado do processador. Essa peça metálica serve como reforço na área onde o processador vai encaixado, e existe justamente para que se você for parafusar um cooler no lugar dos brackets, você não acabe envergando e quebrando a placa-mãe caso aperte de forma desigual os parafusos (se bem que esses coolers aí acho que tem um limitador para evitar que você sobre-aperte algum parafuso).
  6. Os jogos de PS4 rodando no PS5 em modo de retrocompatibilidade sempre vão ter limitações, a não ser que o desenvolvedor tenha feito um patch que identifica que o hardware não é um PS4, e libere alguns recursos adicionais. Isso aconteceu também na época do PS4 Pro, que muitos jogos rodavam capados no Pro, só depois de alguns patches que os jogos rodavam com recursos adicionais como resolução maior e FPS maior no PS4 Pro, o mesmo vale para o PS5, se o jogo tem patches para PS5 teria que ver nas configurações do jogo.
  7. Um dos cantos tem um recorte diferente, todos os cantos tem um recorte diagonal, mas um deles tem um pino a menos, mudando o desenho. A cpu se alimenta de um dos diversos pinos, você não liga nada para alimentar a cpu. O que você liga na placa-mãe é o fan da cpu, ligue na cpu fan, consulte o manual da sua placa-mãe.
  8. Joguei por uma meia hora, e ficou em 66 graus quando saí do jogo. O cliente da Steam é meio pesado, ele sozinho já deixa a CPU próximo dos 70 graus, mas depois que esperei compilar os shaders e entrei no jogo, a temperatura baixou um pouco. Instalei o Mangohud e tirei um print com as informações no canto superior esquerdo. O jogo quase não usa CPU, fica entre 15 e 20%, e a temperatura não chega nos 70 graus. Mas no seu print a temperatura está 62,9 graus, que é praticamente a mesma temperatura que está no meu print, apenas 0,1 grau de diferença.
  9. Vou tentar, uso Linux, não sei se o jogo vai me bloquear, pois é multiplayer, e normalmente esses jogos não gostam muito de quem usa Linux/Proton.
  10. Olha, eu acho que não é possível instalar esses drives em computadores caseiros, a maioria nem caberia dentro de um, fora que você teria que investir em interface SAS no seu computador, fonte para aguentar uma tape dessas, teria que ter uma sala climatizada para armazenar as fitas na sua casa, não é para o mercado domestico isso aí não.
  11. Olha, eu tenho um drive externo só para ler DVDs antigos, tenho muitos backups em DVD, e só de restaurar esses backups para um HD externo que eu também uso para backups eu já fiquei entediado, eu trabalho de casa, faço home office, então aproveitei um dia para ir trocando de disco e copiando para o HD, mas era muito lento, não recomendo mais fazer backup em DVD, só em último caso, para coisas muito importantes, que você queira ter diversas cópias em diversas mídias diferentes, e quer ter uma cópia a mais em DVD. Meus backups eu faço em um ou mais HDs externos, em caso de paranóia eu gravo em um SSD externo, e se a paranóia for demais, uso um drive na internet, pago o Google Drive de 2TB para poder gravar algumas coisinhas mais importantes lá.
  12. Cara, procura por mscdex (Microsoft CD extensions), você vai ter que editar os arquivos que o Gabriel indicou, e inserir a linha para carregar o módulo. Só não sei se vai funcionar nesse hardware, pelo que eu vi é cd/dvd, na época existia porcamente os leitores de CD, nem eram gravadores.
  13. Não, o Bitlocker criptografa seu HD, se você tirar seu HD e tentar por em outro computador, você vai precisar de colocar a senha que você usou para criptografar seu HD. Seu HD fica criptografado, nem no mesmo computador você vai conseguir ler o conteúdo, sem a senha de criptografia. Nos laptops da empresa onde trabalho eles instalam o bitlocker, e quando fui retirar o mesmo tive que colocar uma senha que eu escolhi, e já fui avisado que sem essa senha eu não conseguiria nem ligar o computador, pois o HD inteiro estava sendo criptografado, e somente indo pessoalmente lá com o notebook eu poderia destravar. Eu recomendaria criptografia dos dados somente se muitas pessoas tem acesso ao seu computador, você pode criar uma pasta segura onde você precisaria de senha para descriptografar, não sei como fazer no Windows, mas no linux tem algumas alternativas para isso. Nunca usei, usaria apenas em um computador portátil, que eu tivesse que carregar fora de casa, e que contivesse coisas pessoais, o que não é meu caso.
  14. Olha, antigamente você formatava o HD físicamente, um processo que a cabeça de leitura/escrita passava fisicamente sobre as áreas do HD (não chegava a encostar, mas era um processo que a cabeça tinha que ser posicionada fisicamente na área a ser formatada), e era marcada a trilha/setor/cabeça, ou seja, eram demarcados os cilindros do HD. Era necessário fazer isso, pois quando o sistema operacional pedia para gravar algo no HD, esse dado tem um endereço físico em um local do HD. Hoje não se faz mais formatação física, essa formatação física é feita na fábrica do HD, e as informações de trilha, setor, cabeça do HD são gravadas em um chip na placa controladora do HD. Assim, quando você espeta o HD no computador, ele já tem essa formatação física feita, é necessário apenas uma formatação lógica para o sistema operacional que você deseja utilizar. Tendo dito isto, não é tão simples recuperar um HD quando queima um componente, você até pode pegar a placa controladora de outro HD da mesma marca, desde que seja do mesmo modelo, porém, você ainda vai precisar remover esse chip onde estão gravadas as informações de formatação física dda placa com problema, e soldar no lugar do chip da placa nova que vai ser instalada no HD, pois essa placa com virá com um chip que pode não ser compatível com os discos físicos instalados no HD queimado. Pode ser que você dê sorte e consiga ler o HD só trocando a placa controladora, porém, se não funcionar, pode se preparar para ter que usar o ferro de solda (recomendo consultar na internet e levar para uma pessoa que faça soldas em componentes de informática, caso você não tenha os conhecimentos necessários).
  15. Olha, eu tenho exatamente o mesmo processador, e estou usando um air cooler, um Scythe Ninja 5, e o máximo que eu peguei em jogos foi 71 graus, então não sei o que pode estar errado com o seu setup.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!