Mostrar ou Ocultar o ícone do Windows Defender na área de notificação do Windows 11
O aplicativo Windows Security é uma interface de cliente no Windows 10 a partir da versão 1703 e Windows 11 que torna mais fácil visualizar e controlar as proteções de segurança escolhidas e entender melhor os recursos de segurança, já protegendo os dispositivos com esses Sistemas Operacionais (Windows 10 a partir da versão 1703 e Windows 11).
A Central de Segurança do Windows Defender tem sete áreas que protegem o dispositivo e permitem que você opte por como deseja protegê-lo:
Proteção contra vírus e ameaças - Tem informações e acesso a configurações e notificações de proteção antivírus contra ransomware, incluindo o recurso de acesso controlado a pastas do Windows Defender Exploit Guard e login no Microsoft OneDrive .
Proteção de conta - Torna mais fácil para os usuários protegerem suas identidades ao entrar no Windows com o novo pilar de Proteção de Conta na Central de Segurança do Windows Defender. A Proteção de conta incentivará os usuários de senha a configurar o Windows Hello Face, Fingerprint ou PIN para um login mais rápido e notificará os usuários de bloqueio dinâmico se o bloqueio dinâmico parou de funcionar porque o telefone ou dispositivo Bluetooth está desligado.
Proteção de firewall e rede - Possui informações e acesso às configurações do firewall, incluindo o Windows Defender Firewall.
Controle de aplicativo e navegador - Configurações do Windows Defender SmartScreen e mitigações de proteção contra exploração.
Segurança do dispositivo - Fornece acesso às configurações de segurança integradas do dispositivo.
Desempenho e integridade do dispositivo - contém informações sobre drivers, espaço de armazenamento e problemas gerais do Windows Update.
Opções familiares - Inclui acesso ao controle dos pais, juntamente com dicas e informações para manter as crianças seguras online.
Histórico da proteção - A página Histórico da proteção no aplicativo Segurança do Windows é onde você pode visualizar as ações que o Microsoft Defender Antivirus realizou em seu nome, Aplicativos potencialmente indesejados que foram removidos ou serviços importantes desativados.
Este tutorial mostrará como ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows na barra de tarefas para sua conta ou todas as contas no Windows 11.
Conteúdo:
Opção 1: ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para o usuário atual nas configurações da barra de tarefas
Opção 2: ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para o usuário atual nas configurações de inicialização
Opção 3: ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para o usuário atual no Gerenciador de tarefas
Opção 4: Habilitar ou desabilitar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para todos os usuários no Editor de Diretiva de Grupo Local
Opção 5: ativar ou desativar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para todos os usuários usando um arquivo .Reg
Opção 1: Ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para o usuário atual nas Configurações da barra de tarefas.
1. Clique com o botão inverso do mouse (dependendo se o usuário for destro ou sinistro) e abra as Configurações da barra de terefas.
2.. Deça até a penúltima faixa Outros ícones da badeja do Sistema (Mostrar ou Ocultar ícones adcionais da bandeja do Sistema)
3. Na primeira faixa fica o ícone Windows Security Notification icon, aí é so clicar para ativá-lo ou desativá-lo
4. Depois, é só sair (não é mais necessário salvar as alterações feitas nas configurações do Windows 11)
Opção 2: Ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows 11 para o usuário atual nas Configurações de inicialização.
1. Abra Configurações no menu Iniciar e clique no ícone Aplicativos que fica esquerda de quem vê na tela do dispositivo (computador).
2. Depois clique na 8ª e última faixa Inicialização (Aplicativos iniciados automaticamente quando você entra) e ative (mostrar) ou desative (ocultar) o ícone de notificação de segurança do Windows para que o mesmo seja exibido ou não.
3. Feche as configurações, saia do sistema e entre novamente fazendo Login para que a mudança feita, surta efeito.
Opção 3: Ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows para o usuário atual no Gerenciador de tarefas
1. Abra o Gerenciador de Tarefas (Usando o teclado, mantenha pressionadas as teclas CTRL, Shift e ESC ao mesmo tempo. Em seguida, solte as três teclas)
2. Ao lado esquerdo de quém vê, na tela, clique no ícone Aplicativos de inicialização, após abrir a tela que mostra os Aplicativos e Software que iniciam junto com o SO Windows 11, Clique com o botão inverso do mouse (dependendo se o usuário for destro ou sinistro) e habilite-o ou desabilite-o.
3. Após feito isto, feche o Gerenciador de Tarefas, saia do sistema e entre novamente fazendo Login para que a mudança feita, surta efeito.
Opção 4: Ocultar ou mostrar o ícone da área de notificação de segurança do Windows para todos os usuários no Editor de Diretiva de Grupo Local
Nota: O usuário deve estar conectado como administrador para poder fazer esta opção.
Esta opção só está disponível a partir do Windows 10 versão 1803.
O Editor de Diretiva de Grupo Local está disponível apenas nas edições Windows 10 Pro, Enterprise e Education. Já, todas edições, podem usar a Opção 5 abaixo.
1. Abra o Editor de Diretiva de Grupo Local. Aperte a Janelinha (logotipo do Windows no teclado, junto com a letra R), abrirá o App. Executar do Windows, digite "gpedit.msc" e aperte Enter, para abrir a janela do Editor de Diretiva de Grupo Local.
2. No painel esquerdo do Editor de Diretiva de Grupo Local, navegue até o local: Configuração do Computador\Modelos Administrativos\Componentes do Windows\Segurança do Windows\Systray)
3. No painel direito do Systray no Local Group Policy Editor, clique duas vezes na política Hide Windows Security Systray para editá-la
4. Execute a etapa 5 (ativar) ou a etapa 6 (desativar) veja a captura de tela abaixo.
5. Para ativar o ícone da área de notificação do Windows Defender para todos os usuários.
Selecione (ponto) Não configurado ou desativado, clique em OK e vá para a etapa 7 abaixo.
6. Para desativar o ícone da área de notificação do Windows Defender para todos os usuários.
Selecione (ponto) Habilitado ou Ativado, clique em OK e vá para a etapa 7 abaixo.
7. Quando terminar, você pode fechar o Editor de Diretiva de Grupo Local.
8. Reinicie o computador para aplicarem as mudanças ao Editor de Diretiva de Grupo Local.
Opção 5: Ativar ou desativar o ícone da área de notificação de segurança do Windows para todos os usuários usando um arquivo .Reg
Nota:
1. Você deve estar conectado como administrador para poder fazer esta opção.
2. Esta opção só está disponível a partir do Windows 10 versão 1803.
3. As alterações indicadas abaixo, modificarão o valor DWORD na chave de registro abaixo.
1. Para ativar ou desativar os ícone da área de notificação de segurança do Windows para todos os usuários: Abra novamente o App. Executar do Windows, apertando a Janelinha (logotipo do Windows no teclado, junto com a letra R) e digite "Regedit" que abrirá a janela do Editor do Registro do Windows 11, a partir daí e só navegar até as chaves dos registros nos diretórios indicadas abaixo e fazer as alterações dos valores DWORD conforme mostrados. (Nesse caso é necessário salvar as alterações)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows Defender Security Center\Systray
HideSystray DWORD
0 ou delete = Ativar
1 = Desativar
(Ativar usando a etapa 2 garantirá que os valores padrão abaixo estejam corretos)
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\StartupApproved\Executar
SecurityHealth REG_BINARY
06,00,00,00,00,00,00,00,00,00,00,00
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Executar
SecurityHealth REG_EXPAND_SZ
%windir%\system32\SecurityHealthSystray.exe
2. Após ter alterado e salvo os valores DWORD das respectivas chaves acima, É necessario tabém reiniciar o dispositivo para que as alterações surtam os efeitos esperados.
Honorato 11/05/2023