@thiago.jj
Então:
- O dhcp funciona normalmente em todas as portas?
> Tudo que eu liguei ganhou IP certinho do meu router (onde tá meu DHCP);
- Consigo usá-lo para fazer uma rede wifi visitantes conectando um AC ou roteador wifi? se sim, vai ser bem util para mim e para quem quer colocar uma rede visitantes e que não tenha acesso ao resto da rede.
> Pelo que eu estou percebendo sim, mas só precisa ter cuidado com o que está nos níveis acima. Se o seu Access Point/Router pra convidados estiver numa porta e seu router principal estiver em outra, vão compartilhar o acesso à internet mas não vão se enxergar.
- Todos os pcs que ficam nessa vlan não consegue ter nenhum tipo de acesso a outros equipamentos da rede?
> A princípio cada uma das 7 portas funciona com um rede isolada e só enxergam do uplink pra cima. Deixa eu colocar um diagrama da minha rede pra mostrar como está:
Tá meio simplificado, mas é essa topografia.
Meu router wifi tem o DHCP e distribui os IPs. Tudo o que está conectado na sala de estar, enxerga e conecta com todos os aparelhos. PCS 1 e 2 tem visão integral dos dispositivos de rede.
Já PCE 1 tem visão de tudo o que está no router wifi (PCS1 e PC2, no exemplo), mas não conecta com o PCE2.
O dispositivo PCE 2 tem visão de tudo o que está no router wifi (PCS1 e PC2), mas não conecta com o PCE1.
Logo, as portas 2 a 8 do RE128 tem esse isolamento de rede para cada porta (não sei bem o termo certo, VLAN que eles chamam).
Se eu tivesse sido um pouco mais atento, não teria adquirido esse aparelho. Meu critério foi só comprar um switch gigabit de 8 portas barato.
Se você colocar esse switch pra dividir a internet entre duas ou mais redes, é uma boa ideia. Só precisaria de alguma forma de priorizar a conexão para a rede principal ou limitar a banda máxima da rede de convidados.