Bom dia, Arthur.
Eu me interesso muito pelo assunto e venho usando o cake há uns bons meses com excelentes resultados. Comecei com o openwrt num roteador bom de entrada (tplink archer c7 v5), mas depois que aumentei a banda acima de 100mbps, mudei para um roteador linux debian, que montei. Nesse roteador, ativei o cake e tenho tido resultados razoáveis (eu acho ), considerando que minha conexão é cabo: latência sob carga em torno de 10ms, com picos em torno de 20ms. Sem o cake, tinha latências acima de 100, 200 e com frequência mais.
Sobre o cake no microtik não sei falar, pois não tenho esse equipamento.
Mas localizei uma discussão no forum da microtik com participação de, pelo menos, dois desenvolvedores do cake: dtaht e moeller.
Nessa discussão, eles enfatizam muito a importância de configurar corretamente o overhead e o MPU, e sugerem as configurações para cada tipo de conexão: https://forum.mikrotik.com/viewtopic.php?t=179307#p885628
Mas não perguntei se você conseguiu acertar a configuração. Caso tenha conseguido, desconsidere. Mas seria interessante deixar aqui a configuração que funcionou para você.
EDIÇÃO: Pessoalmente, não tenho nenhum problema em perder alguma velocidade, pois estou convencido que uns poucos mega a menos não atrapalham nada a experiência final. Tenho focado totalmente na latência e no bufferbloat, que é uma praga para aplicações sensíveis como jogos, conferências online, etc.