Faz sentido o que falou! De fato na minha cabeça, uma memória ter o XMP bastava rsrs. Até o momento não to tendo problema de desempenho nenhum, vamos ver ao longo do tempo. Então tem alguma maneira de verificar a frequência da RAM durando o uso de um app(jogo)? O gerenciador de tarefas mostra o uso, mas não a frequência. Se não tiver como, então da pra ter uma noção pelo CPU-z que está funcionando as duas a 2666? Vocês podem me dizer se ao longo prazo tudo certo usar da maneira que está mostrando no cpuz?
EDIT: Esqueci de comentar, mas sobre a questão da latência eu não entendo muito não, se tiver alguma configuração que melhore sem precisar mexer na BIOS, eu faço, se não, prefiro não mexer nisso rsrs
EDIT 2: Agora que li a resposta inicial do Guilherme e foi igualmente esclarecedora. Eu fui lerdo em questão de observar a informação de velocidade no gerenciador de tarefas, e era só o que eu precisava ver pra acabar com todas as dúvidas. Minha maior preocupação era em qual velocidade menor o PC ia sincronizar. Se seria na de 2400, "menor" em relação a memória de 2666 total ou se ia sicronizar na frequência de 2666, menor em relação a memória nova de 3200 total. A conclusão é que o Custom Profile setado em 2666 resolveu a questão. Obrigado pela resposta e paciência.
OBS.: No print, um jogo está minimizado