Queria trocar a minha placa de vídeo (RX 580) por uma RTX 4070 Super, minha cabeça era "vou jogar 4k numa GPU e jogar o que eu quero sem esquentar mais minha cabeça com performance", mas lógico, a realidade sempre tende a ser mais complicada, e no momento estou quase chegando a conclusão de que devo trocar meu computador inteiro.
Para poupar o tempo de quem entende e quer me ajudar, já vou deixar aqui minhas configurações relevantes, e depois deixo minhas considerações leigas.
Achei que minha PSU sairia no Speccy, (um verdadeiro atestado de meus conhecimentos informáticos), mas fui atrás da caixa, é uma EVGA 600 BR.
Enfim, ouvi há tempos atrás que minha placa-mãe não suportava a tecnologia PCi-Express 4.0 de placas de vídeo mais recentes, mas que não era um detalhe de muita importância na época. Isso há uns três anos atrás, se não estou enganado, por isso queria saber se com os avanços desde então, as coisas mudaram, ou se, por muitos outros fatores, eu devia me livrar dessa placa-mãe e buscar uma B550 para que a nova RTX 4070S funcione da maneira que ela deve.
Além disso, claro, minha fonte. Pesquisando tópicos antigos, vi diferentes opiniões, desde que "ela aguentaria sem problemas", até "aguentaria com riscos", até "não funcionaria mesmo". Muitos tópicos falavam inclusive de outra versão desta fonte (White), que não é precisamente a que eu tenho.
Não consta, mas penso que seja relevante, já que está também puxando energia da fonte, tenho um cooler, não é um watercooler, não tenho a caixa aqui do meu lado, mas se for preciso, eu busco para passar a informação completa.