Tudo funciona perfeitamente (com o Windows11 ou Linux), exceto quando eu tento reiniciá-lo ou ligá-lo antes de ter esfriado completamente, o que geralmente leva cerca de 5-10 minutos.
Se eu tentar reiniciar antes desse tempo, ele acende o LED de energia azul, gira o ventilador de refrigeração, mas fica em tela preta.
Se eu não desligar, ele fica neste estado permanentemente.
E quando ele está assim eu não consigo desligá-lo usando o botão de energia: ele desliga o LED azul, para o ventilador e segundos depois liga o LED novamente e liga o ventilador, mas com a tela preta. Daí somente removendo a fonte da tomada e esperar que ela esfrie. Então ele reinicia normalmente.
O que já fiz:
- Troquei a pasta térmica no processador (que não estava velha)
- Limpei os contatos de RAM
- Testei a RAM com o MemTest (2 horas e meia de teste!)
- Removi o resíduo de cola deixado pela bateria de backup que estava presa à placa-mãe (vi pesquisando na internet que isso poderia estar interferindo)
- Verifiquei a tensão da bateria de backup (OK)
- Retirei do mini-gabinete e fiz uma higienização profunda da placa-mãe com álcool isopropílico e muita escovação
- Verifiquei as configurações da BIOS e voltei para "Default"
- Fiz o reset da BIOS através do botão de reset CMOS (segurei por 10segundos sem energia).
- Experimentei outro monitor
- Troquei o cabo HDMI
- Tentei inicializar com ethernet no RJ45, sem conectar periféricos (teclado, mouse)
O que ainda não fiz mas que penso ser possível fazer:
- Reinstalar a BIOS?
- Reflow do processador?
- Verificar os capacitores da placa-mãe? (isso será um pouco difícil, pois a placa terá esfriado no momento em que eu removê-lo).
Mas eu ficaria muito grato se alguém pudesse me dar alguns conselhos.
Sistema:
Beelink Mini S N5095
8 GB de RAM DDR4
HD 500 GB
Como tudo indica que o problema esteja relacionado com a temperatura da cpu ou da gpu então resolvi fazer uma experiência.
Improvisei a adaptação de um ventilador extra soprando ar para o interior da unidade e vedando as entradas para forçar o ar a passar pela saída de ventilação da cpu/gpu.
Com isso consegui baixar bastante a temperatura de trabalho, que estou monitorando através do aplicativo Core Temp, de 60 para cerca de 43 graus celsius.
Mas mesmo assim a única mudança foi o encurtamento do tempo necessário fora da tomada para que ele volte a reiniciar dando vídeo. Não foi possível reiniciar.
Ele continua com o mesmo comportamento: liga o fan, acende o led azul mas não sobe o vídeo.
Daí só mesmo retirando da tomada.
Mas agora, com a temperatura mais baixa, é quase que imediato ele dar vídeo e ligar normalmente pelo botão. Só necessito de alguns poucos segundos com a unidade for desconectada da tomada.