Velho, se eu fosse fazer um circuito desses, faria da seguinte forma:
Faria um pequeno controle remoto com um led infra vermelho que seria o emissor. Esse controle remoto teria um PIC 16F628A e ele seria programado para quando eu apertar o botão "ligar" soltar uns 10 pulsos pelo led de luz infra vermelho, e quando eu apertar o botão "desligar" soltar 20 pulsos pelo led de luz infra-vermelho.
No PC, eu colocaria outro PIC 16F628A, com um foto diodo para luz infra vermelho que seria o receptor. Programaria o PIC para quando receber os 10 pulsos em uma entrada ligada ao foto diodo, ativar um CI 4n35 (que nada mais é do que um fotoacoplador (que poderia ser até ser substituido por um relé ou um transistor) para dar um pulso no circuito que liga o PC. Quando o pic que está no PC receber 20 pulsos, ele liberaria outro pulso no 4n35 para desligar o PC.
Acho que o programa tem que ter duas constantes, uma para contar o numero de pulsos, e outra para determinar um tempo máximo para o pic receber os pulsos, caso não seja alcançado, o numero certo, a constante de contagem de pulsos seria resetada.
Acho que no controle remoto, que provavelmente será movido a baterias, ativar o PIC pela interrupção externa pra poupar a bateria.
E sim... sou viciado em PIC. =D . Embora saia um pouco mais caro, acho que se você fizer com PIC as possibilidades de você expandir o seu sistema no futuro são enormes, dando a ele muito mais funções.
Mas sou novata pacas no negócio, talvez não seja tão boa ideia assim.