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Linio Alan

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Sobre Linio Alan

  1. O @Swalls usa CAT8 na rede LAN doméstica tem mais XP pra dizer acredito
  2. Certifique-se de que os aparelhos da sua residência que se conectam via WiFi estejam na rede 2.4Ghz ao invés da rede 5Ghz que tem um alcance de sinal mais reduzido mesmo, ou seja, você precisa certificar-se de que apenas os dispositivos mais próximos do seu AX3000 esteja conectados no SSID com frequência de 5Ghz, e os distantes ou que estejam atrás de algum obstáculo na de 2.4Ghz. Neste cenário te diria também para observar se a opção de Beamforming no seu AX3000 está desabilitado, ao menos em um primeiro momento. Se o seu cabeamento realmente for CAT5 -- e não CAT5E -- de fato está ocorrendo perda de capacidade de banda passante, são cabos que chegam máximos 100 Mbps, mas se for CAT5E já conseguem chegar à 1Gbps porém não cobrem grandes distâncias nessa velocidade, se a rota percorrida por seus cabos for superior à 50 metros não vai operar corretamente. Então se houver orçamento para passagem de CAT6, mesmo que em médio ou longo prazo, considere CAT6 ou superior (o que for mais custo-benefício). Não recomendo a troca do modem óptico FiberHome, não se a interface de rede dele ainda estiver sincronizando com a sua rede LAN em 1 Gbps. Se não for este o caso, então veja com a sua operadora de internet essa questão, inclusive opte pelo modem em modo bridge se a opção estiver disponível pela operadora.
  3. Pode ser que a sua empresa tenha configurado um IP estático na sua interface de WiFi, então realmente se conectar em outras redes fora da WLAN da sua empresa a probabilidade de conectar sem alterar o IP são mínimas. No caso você pode fazer você mesmo o que o seu ex-colega de trabalho fazia, ou seja, alterar o IP para um que esteja dentro do intervalo de IPs da rede LAN da sua casa OU certificar-se de que a placa de rede WiFi esteja configurada para obter um IP automático, ou seja, com o DHCP client ativado. https://support.microsoft.com/pt-br/windows/mudar-as-configurações-de-tcp-ip-bd0a07af-15f5-cd6a-363f-ca2b6f391ace
  4. Esse outro topico esse problema só foi possível de contornar solicitando ao provedor passar o modem deles para o modo bridge Acredito que vale a tentativa. Outra forma seria verificar se o seu roteador possui opção de conectar à uma VPN, se houver então é até mais fácil usar do que o provedor passar o modem para bridge. Como todas as operadoras atualmente usam CGNAT, a probilidade de ocorrer problemas de duplo-NAT ou NAT-restrito é praticamente certo, esses paliativos muitas vezes são a única saída.
  5. Se tem a possibilidade de puxar cabo para instalar um repetidor, chances são de esse cabo chegar ao seu computador ou não? Em caso de impossibilidade então puxar um cabo + repetidor AP via de regra seria a opção mais eficaz.
  6. Bom, esse ataque se baseia em dump de memória, então não se aplica à máquinas desligadas não, muito pelo contrário ela precisa estar ligada. Ataque na máquina desligada já se enquada no Art. 155 do CPP. ba-dum-tsss!
  7. Infelizmente agora nem isso mais viu, já conseguiram contornar isso também agora no Windows 11 (versões anteriores todas já eram possíveis de transpor essa barreira), pessoal não brinca em serviço Windows 11 BitLocker Encryption Bypassed To Extract Volume Encryption Keys ... e só piora Chapéu de alumínio ficou obsoleto já, negócio é popularizar capacete do magneto e construção de bunker subterrâneo.
  8. Há casos onde a existência de NAT tanto na sua rede LAN quanto no backbone do provedor, então um duplo-NAT, impedindo a comunicação nas portas 161/162 UDP mesmo que o portforwarding (redirecionamento de porta) no seu roteador esteja correto. Para estes casos, o paliativo mais empregado é o uso de túnel VPN entre a sua rede LAN e o servidor remoto do seu Zabbix, geralmente este rodando alguma versão de Linux, o OpenVPN neste cenário eu tenho visto como sendo de boa estabilidade e facilidade de configuração e gerenciamento.
  9. @MarcioRamos77 Adicionalmente ao que o @Swalls pediu, diria para fazer um teste de download na Steam usando uma VPN, qualquer uma, grátis ou paga, só testando uma teoria de a sua operadora estar realizando shapping no tráfego de games online pela razão desses consumirem muita banda, se essa teoria estiver certa seu download terá uma possível melhora.
  10. Se aconteceu somente nessa virada de ano, pode ser por conta de tráfego majorado devido todos estarem em suas casas e aptos à acessarem o jogo, gerando maior tráfego, muitas vezes por um mesmo IP público, nos casos de pequenos e médios provedores de internet com amplo CGNAT e poucas opções de rota para tráfego principalmente em IPv4. Se esta hipótese estiver certa, então é provável que a situação perdure pelo resto da semana, tendo momentos de melhora e piora de forma aleatória.
  11. @Gabriel_Paccelli Tira o cabo que esta no PC de mesa e conectar na entrada RJ45 no notebook e desative a interface de WiFi para evitar qualquer conflito. Abra o "cmd" e digite: ipconfig /all Em seguida, abra o PowerShell e digite o seguinte: Get-NetAdapterAdvancedProperty -Name "*" -AllProperties Copie/Cole a saída destes comandos, com o cabo de rede ainda conectado no notebook, e faça de novo depois de desconectar o cabo e reativar o WiFi (o mesmo processo acima porém conectando ao roteador Vivo via WiFi. PS.: concordo com @FoxBlack a informação de que o notebook estaria bloqueando algo é razoavelmente remota, a saída para os comandos acima -- via cabo e via WiFi -- são um começo para entender o que de fato está ocorrendo.
  12. Embora não me satisfaça ser portador de más notícias, ouso dizer que a situação sua não tem solução, ao menos não se as configurações que você está fazendo não forem possíveis de serem salvas em um armazenamento interno no modem óptico, uma vez que as configurações estão salvas em armazenameno efêmero ou apenas na memória rápida. As configurações desse tipo de equipamento ficam geralmente salvas em dois lugares: no sistema de gestão/autenticação do provedor e/ou na OLT -- equipamento do outro lado da fibra que sincroniza o sinal óptico com a ONT/modem óptico. Obs.: o firmware apenas os provedores tem acesso/autorização para realizar upgrade, o próprio provedor pode limitar muitas opções no firmware inclusive, o fato de você acessar essa página de configuração já faz do seu provedor uma das exceções entre as operadoras de banda larga, pois geralmente sequer isso é disponibilizado.
  13. Talvez esteja ali sob o menu de: Serviços NAT
  14. @dionisiogp1 Fez backup do registro do Windows antes de salvar as alterações mencionadas? A internet via WiFi está abrindo normal nos smartphones os sites e apps que no PC via cabo de rede não está? Considerando que outros sites abrem normalmente nesse mesmo PC significa que a conectividade ao menos via IPv4 foi estabelecida normalmente em algum momento, faça o compartilhamento de internet dos dados do seu plano de celular via conexão Tethering por cabo USB comum do smartphone para o PC e anote o resultado desses e dos outros testes mencionados pelos colegas acima.
  15. @Rio McCloud obrigado pelo trabalho que você fez, no momento eu não conseguiria rodar um sandbox como você fez, além de um Threat Inteligence que, ao que tudo indica, nesta cepa "Wacatac.[.]H![.]ml" ter o poder de preceder outros ataques críticos, as ocorrências mais prevalentes que encontrei foram no sentido de roubo de credenciais e dados pessoais mesmo, aliado à isso também pude verificar uma compatibilidade enorme com outro malware que faz praticamente exatamente o que o @vap25 mostrou aqui, o que me refiro é o Lumma Stealer O melhor remédio para usuário final, neste caso, é manter todos os programas e o sistema atualizados, ter instalados e devidamente atualizados seu esquema de Antivírus e AntiMalware, capazes de detectar o Lumma. O próprio Windows Defender tem essa capacidade, porém esse malware de tempos em tempos recebe atualizações que o confere capacidade de se evadir mesmo das melhores soluções de segurança, mesmo as corporativas. Este malware vem "fazendo a festa" no Brasil, com uma infinidade de vetores de infecção sendo exploradas ativamente, como downloads via torrents, Instagram, Telegram, Github e até o YouTube via links maliciosos. O cuidado REDOBRADO ao se clicar em links precisa ser tomado, como vemos, nem sempre os programas de segurança conseguirão detectar o malware, então propagar a cyber higienização e educação precisam ser reforçados.

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