-
Posts
17.815 -
Cadastrado em
-
Última visita
Tópicos solucionados
-
O post de Linio Alan em Localizador de cabo de rede. foi marcado como solução
Quase 15 anos atrás eu utilizava esse tipo de localizador aqui, servia bem para localizar e isolar os pares metálicos de fiação de/para ramais/PABX analógicos, funcionava muito bem:
Para qual cenário você está pretendendo utilizar um testador/localizador de cabos?
-
O post de Linio Alan em Driver da placa de rede atualizado mas internet para de funcionar foi marcado como solução
Excluindo qualquer problema de cabo, assumindo que ele agora é novo e 100% sadio, e baseado nos erros dos 2 prints que você obteve, e uma vez superado qualquer problema relacionado à driver de rede após as atualizações, grandes são as chances de ser uma falha aí do modem/roteador onde seu PC está conectado, embora para ter 100% de certeza de que seu PC está ok eu faria ainda teste conectando o PC com outro PC/notebook, configurando rede entre eles e fazendo transferências de arquivos grandes com o cabo novo que você comprou, seria o teste definitivo, se puder fazer claro.
De todo modo, com os resultados que você já tem agora, já é suficiente para acionar seu provedor de internet e solicitar inspeção e eventual troca do equipamento, claro se for deles, caso você esteja conectando em roteador próprio seu, faça novos testes conectando direto no equipamento do provedor.
-
O post de Linio Alan em Erro de segurança ao acessar vários sites foi marcado como solução
Seu provedor muito provavelmente está com alguma configuração de proxy bem mal-provisionada ou com algum problema de NAT sério.
Liga uma VPN nessa conexão, e veja se o problema continua.
-
O post de Linio Alan em Switch Dell PowerConnect 2824 - é possível inserir IP por uma VLAN? foi marcado como solução
@Jhon4SA
Tive que pesquisar os papers de switching da Dell dessa linha 28xx, e o que encontrei foi que realmente se trata de um OS intransigente e propositalmente limitado em aspectos que devices no mesmo patamar de outros fabricantes não tem, incrível:
Esse recorte com o seguinte atestam realmente o que você constatou na prática: limitação de endereçamento à VLAN 1 (default), impactando não apenas o endereçamento estático/manual de outras interfaces VLANs como até de servidor DHCP, e isso no firmware mais recente que corrigiu vários bugs:
Link 1: https://dl.dell.com/manuals/common/powerconnect-2808_release notes_en-us.pdf
Link 2: https://dl.dell.com/manuals/all-products/esuprt_ser_stor_net/esuprt_networking/esuprt_net_fxd_prt_swtchs/powerconnect-2824_user's guide_en-us.pdf
Fica de aprendizado mesmo e de alerta para outros, se tais limitações não tiverem impacto, ok siga em frente mas se impactar a produção, considerar também equipamentos de outras fabricantes.
-
O post de Linio Alan em Horario não atualiza automaticamente foi marcado como solução
Ia te falar pra substituir os hostnames/IP NTP no seu Windows, mas tenho a impressão de que esse não é o problema, faça o seguinte: instale VPN da sua preferência, e tente sincronizar novamente após conectar na VPN e informe se conseguiu.
-
O post de Linio Alan em Queria substituir o modem da vivo com uma ONU antiga que tenho foi marcado como solução
Essa ONU que você tem em mãos, antiga, se você à adquiriu e veio de algum lote de alguma operadora complica bastante as coisas, e não me recordo de ter um campo no setup de nenhuma das ONUs/ONTs que tive a oportunidade de ter algum contato, sem dizer ainda do fato de se a OLT na outra ponta da fibra (lado operadora) não conseguir completar a configuração remota mesmo no caso de o SN estar correto pelo fato da (in)compatibilidade de firmware/fabricante entre eles.
ONUs em geral não são um equipamento standalone por assim dizer, para permitir acesso sem ocorrer primeiro o sincronismo da PON, por se tratar de uma bridge óptica em essência.
São tantos os detalhes que fico particularmente admirado de ver esses vídeos de gente que conseguiu substituir com sucesso.
-
O post de Linio Alan em download lento ou parando na hora de baixar jogo foi marcado como solução
Seu teste mostrou, ao menos para mim, que a questão gira mais em torno do gerenciamento de download mesmo do que de desempenho de gravação nos seus SSDs, eu entendo que, se fosse questão de ineficácia da pilha de protocolos, ou da interface ou driver de rede, ou mesmo do sistema operacional, o gerenciador de download repetiria o mesmo comportamento do seu navegador no momento de download, o que não se repetiu no gerenciador, até onde entendi, ele completou de baixar os arquivos que você testou sem paralizar "magicamente" nos 0bps de novo.
Não que eu esteja também dizendo que os seus SSDs estariam com certeza sadios, isso você só saberá rodando algum S.M.A.R.T da vida neles, mas que, de acordo com o seu relato e testes realizados até aqui, o máximo que eu acredito estar ocorrendo seja algum traffic shapping da sua operadora ou rede de backbone deles saturado.
Mas, já que a sua maior preocupação é com os drivers de armazenamento, se quer tirar à prova a saúde dos seus SSDs, recomendo fazer transferência SSD para SSD direto -- no mesmo PC -- realizando a movimentação de arquivos pesados e inteiros, como imagens .ISO. E ainda transferindo tais arquivos para pendrives e vice-versa, teste trivial sem complexidades.
-
O post de Linio Alan em Consigo abrir portas em um roteador secundário usado como ponto de acesso? foi marcado como solução
@Voidz_- no caso se esse roteador estiver apenas repetindo o sinal como se fosse uma bridge ou repetidor, na interface cabeada, sim pode dar certo e não ter nenhum problema de conflito.
E nesse roteador secundário não se faz redirecionamento de porta se ele estiver atuando apenas como "ponto de acesso = Access Point", essa função deve obrigatoriamente ser feita no modem/roteador do seu provedor já que é praticamente impossível hoje em dia os provedores entregarem esses equipamentos no modo bridge, somente nesta hipótese a abertura de portas seria feita no seu roteador secundário.
-
O post de Linio Alan em é normal o NAT ficar moderado mesmo com IP Público? foi marcado como solução
@Voidz_- sinto lhe dizer mas já foi-se o tempo em que existiam endereços IPv4 válidos para serem alocados exclusivamente à um único assinante, se o tráfego se estabelecer em IPv6 sim, você tem um bloco de IPs dedicados à sua conexão, mas no caso de IPv4 é muito improvável que a sua operadora tenha te alocado com um. O máximo que eles podem tentar é, alocar uma faixa de portas lógicas -- TCP/UDP -- dentro da mesma faixa que o seu jogo usa, e mesmo nesse caso o "double NAT" ainda vai ocorrer se dentro do roteador/modem da operadora não tiver disponível alguma opção de redirecionamento de porta, ou o famoso portforwarding.
Posso estar enganado mas acredito sim que os servers de COD usam IPv6. Verifique nas propriedades da sua placa de rede se não está chegando IPv6, e tente estabelecer a conexão lá desta forma, geralmente desativando IPv4 nas propriedades avançadas da placa de rede no Window.
-
O post de Linio Alan em Onde fica o CIR em um contrato de internet? (OI ou Claro) foi marcado como solução
Deveria estar em algum lugar da seção "Obrigações da Contratada". Se não tem, algo de errado não está certo... vamos aos fatos!
O governo mudou "um pouco" esse conceito do CIR, transformou isso em um dos MUITOS índices de auferição das operadoras e empresas de telecom, de forma que usarão esses muitos índices que, indexados à outros vários fatores, formarão categorias de "Selos", para assim dizer qual o patamar de qualidade das operadoras e correlatos.
IQS - Índice Qualidade dos Serviços
Onde para avaliação do cumprimento da Velocidade de download e upload definiram o:
IND4
FONTE: https://informações.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2019/1371-resolucao-717#anexoI
Para então efetuar um cálculo nada amigável ao usuário final, porém que estabelece métricas mais ajustáveis ao tipo de provedor e densidade populacional:
OBS.: SMP refere-se ao serviço de banda larga móvel via rede celular, e SCM a tradicional banda larga fixa.
FONTE: https://sei.anatel.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?eEP-wqk1skrd8hSlk5Z3rN4EVg9uLJqrLYJw_9INcO587K4thyOqYBVBNY_cfFKdhNwtl0buQlw8zqe_vZY75HBeU1vre6kajAeaVAORomppxkYcn2_IExGGPwQS9Rp2
Por essa fórmula o provedor possui faixas de entrega mínima, que vai variar de mínimo de 50Mbps à 200Mbps à depender da velocidade contratada, e leia-se será BONIFICADO se a entregar em 80% à 100% do tempo.
Tudo então vira pontos para um cálculo que irá dar "selos de excelência" ao invés de imposição fria da letra -- veja acima o uso ostensivo do termo "bonificação" -- daí dá pra se ter uma ideia do porque o seu provedor não ter incluído uma taxa mínima no seu contrato SCM.
Como diria 'Sérjão dos Foguetes'...
-
O post de Linio Alan em Lentidão em impressora pela rede. foi marcado como solução
Uma ferramenta para verificar a questão da perda de pacotes, é usar o comando pathping para verificar quais saltos na rede estão incrementando a perda de pacotes
Outra questão é realizar testes de impressão conectado diretamente na impressora para verifica se não se trata de uma falha de operação nela mesma, ao invés de um desempenho de rede ruim simplesmente, talvez esse teste precise ser executado primeiro inclusive.
-
O post de Linio Alan em Rede ponto a ponto com fibra óptica foi marcado como solução
Cada slot comporta transceivers e cabos independentes que após instalados contituirão portas 10Ge bidirecionais (mesmo cabo), ou seja, cada porta funcionando transmission(Tx) e reception(Rx) seja cabo DAC ou AOC , perfazendo 20Gbps max cada placa, tendo essa configuração (2x slots) para atendimento em especial à servidores NAS podendo interligar outras estações ao servidor sem necessidade de um caro switch 10G.
Se for instalar especificamente em servidor, procure instalá-lo em um slot X8 PCI-E 2.0 (32Gbps max) para comportar os 20Gbps de comutação, pois em slot X8 1.1 essa capacidade máxima teórica cai pela metade (16Gbps) Então caso não tenha slot x8 2.0 opte por instalar em um slot X16 se disponível.
Outra questão à ser considerada em especial neste caso é o suporte: no anúncio não especifíca o fabricante do cabo OAC, que precisa ter especial atenção quanto aos sistemas operacionais suportados (HCL list) e o atual firmware instalado neles. Vale à pena indagar o vendor antes da compra detalhes tão importantes como: driver oficial disponível para até Windows 10 e o que fazer no caso de W11, onde obter versão de firmware mais recente etc..
-
O post de Linio Alan em Instalar ventilador de teto direto no forro de madeira pode ser seguro? foi marcado como solução
Há mais de 20 anos atrás ajudei instalar ventiladores de teto em uma escola, parafusos de +de 25cms para atravesar a laje e, mesmo assim, anos depois 1 deles quase caiu (desprendeu da base do ventilador).
Ripas em geral possuem uma largura que eu particularmente acho inviável para instalar coisas com peso maior do que uma luminária, se houver possibilidade creio que o mais indicado seria a fixação em algum caibro ou vigota que eventualmente passe pelo local desejado, ou instale vergalhões do tipo usado para fixar forro PVC, eles são de ferro e relativamente baratos.
-
O post de Linio Alan em O Nikto É confiável ? foi marcado como solução
@RIZONCIOPT
Acredito que se você está na fase de estudos e claro, não está testando isso em produção, você com toda a certeza do mundo não vai querer misturar isso com as coisas da sua vida privada, mas nem de longe.
Eu te recomendaria ter um notebook exclusivo para testar e estudar, para ter a liberdade de "quebrar" alguma coisa no caminho sem ter com o que se preocupar, podendo reinstalar ou reparar ou formatar a hora que desejar sem maiores problemas.
Outra questão que pode passar batido é você separar o tráfego de rede desse notebook de estudos do restante da sua rede, se possível for por outro link de internet ainda. Se não for possível, faça uso de VLAN, Port Isolation, Subnetting (separando o tráfego para que não haja possibilidade de roteamento entre as subredes), implementação de autenticação de hosts dentro do framework do AAA etc.
Vai te dar tranquilidade e liberdade sem correr o risco de comprometer sua rede pessoal e os outros dispositivos que nela estiverem.
-
O post de Linio Alan em Adaptador WIFI aumenta o limite de conexão do notebook? foi marcado como solução
@Katia
Entendo, bom então a resposta seria sim e depende: sim funcionaria para conectar seu PC à sua rede wireless e consequentemente à internet, e o depende é que a velocidade máxima alcançada pelo novo adaptador wireless precisa ser compatível com WiFi-5. No WiFi-4 teóricamente alcança máximos 600 Mb/s mas somente se o atual roteador também tiver a frequência de 5Ghz o que não é tão comum de ocorrer, daí por isso foi perguntado sobre qual o seu equipamento de rede para que as indicações sejam mais assertivas em qual placa recomendar.
-
O post de Linio Alan em RESET MIKROTIK não FUNCIONA foi marcado como solução
Isso aqui pode ser uma alternativa mais célere (por sua conta e risco):
https://help.mikrotik.com/docs/spaces/ROS/pages/24805498/Reset+Button
-
O post de Linio Alan em invasão com OMA CP, como impedir? foi marcado como solução
O OMA CP realmente é usado pelas operadoras como pelas fabricantes para enviarem informações de rede e afins para os aparelhos, o que como vemos caracteriza um tipo muito específico de mensagem (tráfego) que até pouco tempo atrás não tinha qualquer tipo de verificação/autenticação nem no próprio aparelho nem na rede da operadora que também poderia implementar uma camada à mais de segurança impedindo o tráfego de mensagens OMA não autenticas e/ou de origem desconhecida chegassem aos aparelhos dos assinantes de suas bases.
O que está em jogo, porém, é que essa verificação passasse à ser feita pelo próprio SO do aparelho, o que aparentemente foi efetuado por quase todas as principais fabricantes ainda antes da pandemia.
Então agora, no caso das fabricantes que implementaram o patch de correção no sentido de o sistema efetuar verificação em mensagens OMA CP checando a sua origem e autenticidade para só então permitir que as configurações contidas nela sejam instaladas, não significa porém que a própria mensagem OMA maliciosa trafegue pela rede da operadora, aliás já houveram casos em que hackers aqui em São Paulo mesmo ( https://www.tecmundo.com.br/segurança/288595-carro-hacker-ruas-paulo-perigo-distante-solucionado.htm ) efetuassem ataques Phishing realizando ataque MItM (Man-In-The-Middle) instalando equipamento que fez o "rogue" do tráfego entre os aparelhos e a ERB da operadora, devido uma falha intrínseca do padrão GSM de não autenticar/verificar o sincronismo do aparelho com a rede da operadora (propostas de correção disso passa pela implementação de técnicas baseadas em Redes Neurais inclusive).
Sua preocupação faz todo sentido de ser, sim as operadoras querendo ou não, possuem um poder GIGANTESCO de coleta de dados, muito mais do que se imagina e/ou se divulga, todos esses dados que você mencionou são coletados sim, e provavelmente muito mais já que o tráfego via redes de dados dos usuários não são criptografados.
Via Shodan é possível (ou era) encontrar smarphones vulneráveis via scan na internet aberta, sem qualquer tipo de proteção à ataques viabilizados via "Modo Desenvolvedor" e o "ADB over Wi-Fi and Ethernet" nas portas 5555 à 5585, por isso é boa prática desativar o Modo Desenvolvedor logo após terminar o que pretendia antes de habilitá-lo para fechar mais um elemento da 'Superfície de Ataque' infelizmente intrínseco dos dispositivos móveis.
-
O post de Linio Alan em Verificação em duas etapas e risco de Simswap foi marcado como solução
@aluz26
FONTE: Anatel muda regra de portabilidade para evitar golpes; veja como vai funcionar
A Anatel anunciou nesta segunda-feira (28) que entraram em vigor novas regras de prevenção de fraudes de portabilidade numérica. A partir de agora, o usuário terá que responder a um SMS confirmando o processo de troca de operadora mantendo o número telefônico. De acordo com a agência de telecomunicações, as novas regras servirão para evitar fraudes como o sequestro da linha telefônica e golpe da portabilidade e do SIM swap (também conhecido como clonagem do chip). Com o novo funcionamento do sistema de portabilidade, o cliente que for realizar o procedimento receberá um SMS questionando se ele quer mesmo realizar processo. A pessoa terá que responder “SIM” se quiser trocar de operadora e manter o número, e “NÃO” se a portabilidade não tiver sido solicitada. Se não houver resposta em até seis horas, o andamento será cancelado.
-
O post de Linio Alan em Firmware TP-Link C20W v6.8 foi marcado como solução
A TP-Link no Brasil diz dar garantia aos roteadores WiFi por até 5 anos.
E informa em seu site as datas para as respectivas versões
Archer C20 W V4 - 2019-06-17
Archer C20 W V5 - 2020-06-05
Já a versão Archer C20 W V6 de fato não consta no site da TP-Link Br mas consta no dos Emirados Árabes Unidos (EU)
https://www.tp-link.com/ae/support/download/archer-c20/v6/#Firmware
Esta data a versão de firmware em
Archer C20 W V6 - 2023-08-08
Sendo esta versão -- Archer C20 W V6.8 -- sem disponibilidade em anúncios para venda no mercado aberto, ao contrário da versão V6.0
Levando à crer que o suporte ao V6.8 é específico de suporte especial para operadoras via a Aginet, onde o desenvolvimento e suporte se dá direto entre as partes -- ISPs e TP-Link -- e não entre a fabricante e o cliente final. Daí a razão para a indisponibilidade do firmware no site da TP-Link e a negativa dela em te prover suporte via Central de Atendimento especificamente para este modelo V6.8.
O tópico de referência para este problema pode lhe dar um norte sobre as possibilidades restantes, tenha porém a consciência de que a implementação das soluções propostas são de sua inteira responsabilidade e risco
-
O post de Linio Alan em Prós e contras da Starlink foi marcado como solução
É isso aí, a última informação que tenho a Starlink tem latência média de 50ms.
Se na sua região não tem internet fibra e nem previsão de ter, não tem 4G/5G das operadoras de telefonia móvel, então Starlink é de longe a melhor opção. Investimento inicial é relativamente alto pra média da população no Brasil mas que se paga em uns 10 meses de uso tranquilamente.
-
O post de Linio Alan em Cabos AOC são em pares? foi marcado como solução
Curtas/curtíssimas distâncias as fibras multimodo são as ideias, por isso atualmente cabos AOC são comumente fabricados com este tipo de fibra, de forma que um único cabo com essa fibra terá o 'Tx/Rx' sem necessidade de um 'outro par', caso fosse com fibras monomodo, aí sim seria necessário um cabo 'Tx' e outro par para fazer o 'Rx'.
-
O post de Linio Alan em Recomendação de roteador Multi WAN, para usar com dois planos e telefone fixo? foi marcado como solução
Então nesse caso o ER605 seria o mais indicado, sobretudo se o seu tráfego internet na rede LAN chegar próximo de 500 Mbps ou superar essa marca, até porque o ER605 possui entradas Gigabit Ethernet e capacidade de comutação igual ou superior à 1.000 Mbps (1 Gbps):
https://tp-link.com/ae/business-networking/vpn-router/er605/#specifications
Uma outra opção bem viável é usar um servidor PfSense para fazer o Failover, além de oferecer opção de segurança robusta, sobretudo em uma clínica, que faz parte do setor de saúde um dos mais se não o mais afetado/atacado por cibercriminosos. Então eu veria o PfSense como uma solução "all-in-one", porém caso a clínica já tenha firewall então o ER605 é uma ótima opção.
-
O post de Linio Alan em rede conecta mas não é possível acessar internet foi marcado como solução
@LucasMZ2
Uma dica: como sua rede possui muitos pontos, é muito provável que novos problemas com cabos surjam, ainda mais se essa fissura fora provocada por talvez roedores ou manuseio inadequado, principalmente cabeamento das câmeras, então o equipamento abaixo irá te poupar muitas horas de troubleshoot:
-
O post de Linio Alan em A antena 6E da ASUS no novo Pc montado hoje não funciona foi marcado como solução
Após a formatação do sistema, a conexão ao menos funcionou via cabo de rede? Se sim, ainda com o cabo conectado, faça a busca pelo driver no site do fabricante ou via Window Update.
https://rog.ASUS.com/br/motherboards/rog-strix/rog-strix-x670e-a-gaming-wifi-model/helpdesk_download/
-
O post de Linio Alan em Roteador para Games ate 1000 Reais! foi marcado como solução
O ponto é que substituir a ONU/roteador do provedor por um seu não é sinônimo de ganho de performance, ao menos não para o cenário que você descreveu, pode ser que para outras questões seja melhor substituir mas desempenho não é uma delas na grande maioria dos casos
A ONU é o famoso DEMARC das operadoras, é o elo da infraestrutura de rede de telecom que fecha o círculo administrável do provedor para entre outras coisas garantir contratualmente qualidade do serviço banda larga SCM e em um segundo momento a própria segurança de rede, pois eles trabalham com equipamentos previamente homologados. Permitir um roteador não homologado abre brechas ruins para o provedor, uma situação que eles não tem a ganhar, e isso não é ruim para o cliente final, ou pelo menos não deveria ser.
Sobre o Clube do Hardware
No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais
Direitos autorais
Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais