Prezados Colegas.
Meu nome é Marcelo e trabalho com manutenção de computadores, meu conhecimento em eletrônica é básico.
Gostaria de tirar algumas dúvidas com vocês.
Há mais de 1 ano fiz meu filtro e estou muito satisfeito com ele. Que teoricamente funcionou por duas vezes (queimou o fusivel). Fiz o filtro conforme o projeto inicial com as seguintes modificações :
1 - Apenas coloquei fusível no fase. (Recomendação do Faller)
2 - Adicionei um LED + Diodo + Resistor 10W15KJ
Perguntas :
1 - Fiz conforme a versão original, mas vi que posteriormente foi adicionado um resistor entre o fase-neutro. Para que serve o resistor e vocês acham que devo colocá-lo no meu filtro ? Se sim qual o valor dele ?
2 - Em algumas fontes de computador tenho visto um esquema de filtragem (presumo eu) na entrada, pergunto se tal esquema tem alguma função relevante e se é interessante colocar em fontes que não tenham ?
Capacitor 470nf - 275vac - X2 (fase-neutro)
Capacitor 471K (fase-terra - neutro-terra)
Resistor (fase-neutro) Se o programa estiver certo e eu não me enganei nas cores o valor é de 970k (Dourado-Amarelo-Roxo-Branco) (se bem que o Roxo tá meio marrom !!!)
3 - Aqui em Recife tem havido maior incidência de raios, gostaria de fazer uma proteção para a linha telefônica com o uso de centelhador/varistor, recomendam algum esquema ? Se sim. quais os valores devo usar ?
Obrigado a todos !
Marcelo