Ir ao conteúdo

shunt

Membro Pleno
  • Posts

    260
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que shunt postou

  1. Perdoem o [off], mas sendo um compartilhamente mister, poderia indicar o "endereço" aos amigos membros deste forum, pois deve haver muita informação que será de grande valia/auxilio para todos. É só uma dica. Abç.
  2. Amigo, existe uma apostila do proteus que ensina criar o componente tanto no isis quanto no ares em português BR. Faça uma busca na rede que a encontrará. Uma solução rápida para este componente é o uso de uma barra de pinos que possui exatamente a mesma distancia entre seus pinos iguais aos pinos do TDA7056. Busque no Isis por "conn-sil9" (escreva sem as aspas no campo de busca). Agora respeite os pinos do CI e faça as devidas ligações. Abraço.
  3. Ao colega que alegou ser perigoso, digo que usamos isto em feiras de escolas onde moro, sem perigo. O perigo que pode existir é o cara se quebrar todo dependendo da altura que ele estiver. Segue um esquema. Sou péssimo em desenho Com uma pilha já dá um choque e tanto, não coloque mais que 4. Lembre-se que para utilizar isto, você precisa adquirir aquelas placas que informam a presença de tensão e risco de choque eletrico: Se fosse assim edusrj as empresas de segurança (que instalam eletrificadores) estariam onde? O dia que cadeado segurar ladrão, compro muitos deles. Abç.
  4. Não amigo, isso não dará choque ... é o valor comum encontrado naquelas chaves de teste com neon. Você pode fazer algo mais simples sem risco. Um reator antigo (aqueles à transformador) para lampadas de 20w, 4 pilhas médias ou grandes ... voce liga as 4 pilhas em série (somando as tensões 4 x 1,5v = 6v), e por sua vez, liga o positivo das pilhas em um dos fios do reator (estes antigos são 2 fios). Lembra a brincadeira do fio torto onde uma vareta com argola deve passar sem encostar? A ideia é essa ... duas argolas uma em cada extremidade do muro ... estas vão ao GND das pilhas e a uma barra de terra. O outro fio do transformador, você passa entre estas argolas sem encostar, bem esticado, de forma que qualquer toque ele encoste em uma delas, e isole bem. Como o circuito consome algo apenas quando os 2 fio se tocam, a durabilidade vai ser bem grande. Já fiz isso e provei do veneno é fácil e barato, e nada perigoso. Ao tocar um fio no outro, nada acontece, mas ao desencostar ... nem precisa dizer ... Use por sua conta e risco. Abç.
  5. Para motor, alguns que possuem redutor são perfeitos para o trabalho: http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/categoria_1593-3867_4689_Motores-Motor-com-Reducao Quanto ao controle, precisa definir que tipo de aprimoramento/facilidade quer no automatismo: * Eletronica discreta * Eletronica embarcada Existe diversas formas, ex. pequenos kits já montados, que se aciona por um controle de portão (RF), dois fins-de-cursos para não destruir o trilho da persiana ... você já tem um sistema funcionando! Pense um pouco. Abç.
  6. Sempre uso eletrolítico de 1uF x 6,3v ou 10v de boa qualidade. Se tiver de tantalo melhor ainda. Cabos bons também faz parte do sucesso no projeto. Abraço.
  7. Existe algum optoacoplador? Teste-o se tiver. Coloque em um protoboard com um led no transistor e um resistor de 1k no transistor (saída do opto) e alimente com 12v. Na entrada, com as pontas de um multimetro digital comum, em escala para medir diodos ou 200ohm, conecte as pontas nos pinos do IR. Se o led não acender inverta as pontas. Ainda sim não acendeu, ligue um resistor de 1k e alimente com 12v. Se o led acender, opto = ok, senão = troque-o. Abraço.
  8. Reparo diariamente fontes chaveadas. Pelo seu relato, se não ficou nenhum diodo zener sem trocar ou pelo menos testar, sugiro que retire da placa todos os transistores no formato TO-92 (tipo BC). Em fontes da marca Jitek, um diodo zener de 18v entra em curto e coloca um transistor 2n2222a em curto também. Com isso o transistor @2N60 (mosfet) entra em curto também. Esta parte é uma mini fonte. Ela alimenta o CI atx2005 e a que mantem o 5VSB ativo e sem ela não é possivel ativar a fonte de alta potencia. Parece que seu circuito não tem esta parte. Ela costuma ficar próxima a um optoacoplador. Se encontrar algum transistor em curto, terá que rever os diodos novamente. Ainda não funcionando, troque os 2 CI's. Se ainda não, creio que seja o algum transformador. Se não puder retirar de alguma fonte para substituir, terá que enrolar, ou na pior das hipoteses, descartar a fonte(é o que faço). Nem sempre é viável ficar perdendo tempo com elas. Olha o esquema da font que falei: Abraço.
  9. Poste fotos com detalhes dos circuitos integrados, valor de componentes de potencia. Abraço.
  10. Encontrei um excelente material sobre CCS e USB ... em português. O trabalho é desenvolvido por um grupo no yahoo. Segue o link para o arquivo (278 pg): http://www.scribd.com/101015Apostila-CPIC/d/39560007 Link para o grupo: www.tinyurl.com/SanUSB. Abraço.
  11. Use um circuito integrado ULN2803. Você pode controlar 8 reles com este CI, ou seja um para cada bit da porta paralela. É muito barato e facilita o desenho de uma pcb. Pino 9 Vai ao GND. Pino 10 Vai à mesma Vcc dos reles. Não tenho certeza mas pode usar creio que mais de 30v nos reles (veja no datasheet). --- Pinos: Entrada -- Saída 1 -------> 18 2 -------> 17 3 -------> 16 4 -------> 15 5 -------> 14 6 -------> 13 7 -------> 12 8 -------> 11 Lembre-se que nas saídas, temos os coletores de transistores darlington. Portanto, um pino do rele vai ao pio do integrado e o outro à VCC. O GND da fonte do CI e reles tem que estar ligado ao GND da porta paralela. Não precisa ligar resistores nos pinos de entradas do CI, eles já estão internos e não oferecem riscos à lpt. Abraço.
  12. Grande Felipe. Agradeço a prontidão! Quanto ao AVR, me fascinou o fato de ter mais ram, e poder usar IntToFloat e outras mais da vida Mas continuo em linguagem C mesmo. Só vou poder me dedicar mais no próximo ano, pois estou no fim da faculdade e lotado de coisas ("tcc"). Tenho intenção de pegar os exemplos em Basic e passar para C, (pic, avr) como mais uma opção. O que você e o mestre Paulo acham? Abraço!
  13. Paulo, percorri rapidamente pelo tópico. A apostila sobre os AVR's é somente a do link na primeira postagem sua, ou tem outras mais atualizadas? Obrigado, mestre. Att.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...