Ir ao conteúdo

Leandro DL

Membro Pleno
  • Posts

    514
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Leandro DL postou

  1. Não é saída muito forte não. Digo isso pois fiz um parecido para mim, porém dei uma incrementada no circiuto. O resistor de 1K deve estar entre o negativo da saída do som e o negativo da alimentação. Foi assim que fez?
  2. Não. O transistor é novo? Poste o esquema de montagem, pode ser desenhado no paint mesmo.
  3. 1º - Se torna necessário um dissipador no LM317 e no TIP147. Caso use o mesmo dissipador para os 2 componentes, você deverá usar mica isolante (não é fita isolante, é MICA!) e isolantes nos parafusos. Você encontra tudo em uma eletrônica. 2º - Não pode usar ali um potenciômetro comum, terá de ser um potenciômetro de fio com 4W de potência. No lugar do potenciômetro, de indico chaves que selecionarão a corrente de carga através de resistores.
  4. 1º - Sim. É para usar um transformador com Center Tape ou de "3 fios". Onde tem os diodos serão os fios das extremidades e o outro que não tem diodo será o center tape ou fio central. 2º - Não precisa ser pulsante, inclusive a bateria atua como um capacitor, por isso alguns carregadores não o utilizam, para economizar no circuito. O que importa é que a tensão e a corrente sejam reguladas. 3º - 0,15 R são 0,15 Ohms e 1,2R são 1,2 Ohms assim como 0,6R são 0,6 Ohms. 6 Ohms seriam 6R e 1,2K Ohms seriam 1,2K ou 1K2.
  5. Alguns aparelhos de som, como por exemplo os Pioneer, não possuem o "terra" da saída em comum com o "terra" da alimentação, causando assim um curto. Outro erro no seu circuito é a falta de um resistor de base no transistor. Vamos lá: Coloque um resistor de 10K na base desse seu transistor. Outra coisa que você terá que fazer é criar um "terra de entrada" que será ligado ao terra de alimentação através de um resistor de 1K. Teste assim e retorne dizendo se funcionou ou não.
  6. Não. Hahahaha. É trabalho de escola ou o que? Se for para comercializar ou algo assim, um diodo zener ajuda muuuito e não custa quase nada. Passe as informações aí pra gente...
  7. Sem nenhum diodo zener e transistor? Complicado viu.... Vou ver se penso em alguma coisa, mas é bem estranho isso.
  8. E não seria isso??? Foi o que eu entendi....
  9. Tente o circuito abaixo, mas não garanto que funcione.
  10. Rapaz, eu tenho a mesma dúvida! A do meu carro perdeu um pouco de fluído, o que sempre acontece com qualquer bateria que precise de manutenção (não selada). Fiquei em dúvida se comprava a solução ou a água destilada. Espero poder tirar minha dúvida nesse tópico. Valeu! EDIT: Encontrei isso, isso e isso. Parece que é pra completar apenas com água destilada mesmo.
  11. O diodo é mais para "proteção" do IRFZ46. Ele deve ser colocado entre o pino do meio do MOSFET e o terra, sendo que o anodo é ligado ao terra.
  12. Aquele fio "marrom" que sai do - da bobina e vai ao terra, deve sair. Não tem lógica ele ali, sendo que quem vai chavear a bobina é o MOSFET. O emissor do BC548 está ligado ao terra? No aguardo.
  13. Tire uma foto mais aproximada do circuito montado no protoboard, assim dá pra ter uma noção melhor que como foi feita a ligação. valeu.
  14. Segue o desenho. Deixei de fora o capacitor, na hora da montagem é só inclui-lo.
  15. O circuito que você montou no protoboard está errado. Vou desenhar de forma mais simples e posto aqui para você.
  16. Pode sim usar o IRF640. Ele não é ruim, mas é mais fraco que os outros que eu te indiquei. Você tem algum transistor NPN além do BU508? Se tiver pode usar. O BU508 pode ser testado no lugar do BC548 se ele não tiver resistor de base-emissor (não encontrei o datasheet dele para conferir). Pode conseguir esse BC548 em alguma sucata também. Valeu!
  17. Tente esse circuito. É simples e pode funcionar. Na simulação deu certo, falta testar na prática. Aconselho você a trocar esse transistor IRF640 pelo IRFZ44, IRFZ46, IRFZ48, IRF3205 ou IRF1404, todos esses citados na escala crescente de corrente suportada. Esse circuito postado não tem proteção contra o platinado travado, ou seja, se ele travar na posição fechada, o transistor vai aquecer. Vale a pena você testar, e se der certo, me avise que eu adiciono essa proteção no esquema. Qualquer dúvida é só falar. EDIT: Esqueci de mencionar no esquema, mas R3 deverá ser de 1W para segurança.
  18. O problema aí deve ser o transistor do controlador. Como as fotos não estão num tamanho bom, não pude ver bem, mas parece que há sim um transistor. Caso haja, se puder me passar o "modelo" do transistor, posso indicar um substituto mais potente para ele, e com um ferro de solda ou levando ele em alguma eletônica, fica rápido e simples pra trocar o transistor. Com isso, o controlador voltará a funcionar, e se for encontrado um substituto mais potente para ele, provavelmente não dará mais defeito no controlador! Valeu!!
  19. Eu já lhe falei isso há alguns posts atrás! Tem muita gente achando que ele é um amp classe AB com fonte chaveada, e eu digo que ele usa transformador na saída! Quem está certo? Você ainda nem passou essa informação, mas pelo que sei, amplificadores que usam apenas TIP 105 são os tipo BOOSTER, que usam transformadores na saída!! Se for do tipo BOOSTER, por favor, verifique os transformadores (os de saída) pois é comum eles entrarem em curto, e geralmente é bem visível, pois o papel de isolamento do transformador fica preto. A cor dele, geralmente é marrom (papel pardo), ou branco quando se usa fita crepe. Comece ao menos nos informando esse detalhe, do tipo do amplificador. Sem isso, você irá ver aqui diversas opiniões, que podem ou não servir para o seu caso.
  20. TODOS vocês estão se esquecendo de um PEQUENO detalhe: O tipo de amplificador. Por usar 4 TIP105, o que me vem à cabeça, logo de início, é um amplificador do tipo BOOSTER (aquele que usa transistor e transformador na saída). Sendo assim, não usará nenhum NPN, pois geralmente usam APENAS NPN, ou APENAS PNP. Não há MOSFET nem transformador elevador de tensão como nos amplificadores automotivos mais "comuns". Esse é um "amplificador" de baixo custo. Sobre o defeito, não tenho muito a dizer, pois o que já foi falado aqui é o básico para que você possa iniciar uma manutenção. Apenas verifique os transformadores na saída, caso eles estejam "queimados", com uma cor preta, provavelmente ele entrou em curto. Uma das opções possíveis, seria mandar para alguém que faça manutenção em transformadores, porém algumas vezes, o valor gasto chega a ser próximo ao valor de um aparelho novo. Valeu!
  21. Pergunta muito besta a minha, mas você já trocou a pilha do controle para testar se resolve?
  22. Simples! Note que onde tem Q0, do lado direito tem 3. Esse é o pino 3. O próximo é Q1, do lado direito tem 2. Esse é o pino 2. O número que está fora corresponde ao pino. Lembre-se da forma correta de contar os pinos de um CI. http://www.kpsec.freeuk.com/images/4017.gif http://hades.mech.northwestern.edu/wiki/images/thumb/8/8d/555_symbol.png/400px-555_symbol.png
  23. É só fazer que nem o esquema abaixo. Esse circuito irá evitar oscilações de tensão no circuito do vidro no momento da partida do carro através de C7. O capacitor C8 é do tipo cerâmico e irá servir para filtrar ruídos de alta frequencia, principalmente com o carro ligado. O diodo D6 irá servir para "manter" a tensão nos CI's "estável" no momento da partida, evitando que o capacitor "mande" a carga dele devolta para a bateria. Outra grande utilidade desse diodo é de servir como proteção contra inversão de polaridade. Se você acidentalmente inverter a polaridade na hora de ligar, o circuito simplesmente não funcionará e nada irá queimar!
  24. Não, porque a trava elétrica tem que inverter a polaridade pra trancar ou destrancar. Digamos que ela tenha 2 fios, um preto e um vermelho. Quando ela tranca ficaria assim: Vermelho-----12V (Positivo) Preto--------Terra (Negativo) Quando ela destranca: Vermelho-----Terra (Negativo) Preto---------12V (Positivo) Ou seja, no esquema que desenhei, onde está escrito "Sinal Positivo Trava", você deverá encontrar qual dos fios fica com 12V em relação à lataria do carro no momento eu que as travas destrancam a porta, e ligar a ele. Assim, mesmo que você tranque 300 vezes seguidas, o circuito não contará nenhuma.
  25. Que nada, muito simples moço, hehehe. É porque o esquema assim assusta, mas é um circuito pequeno. Segue ele pra usar na central do vidro. EDIT: Vai ter que comprar uma placa sim! A meu ver, é praticamente impossível montar esse circuito com uma montagem "aranha" e mantê-lo funcionando bem. Na alimentação desse circuito seria bom você usar um capacitor de 1000uF e um capacitor de 100nF entre o 12V e o terra. Se precisar de ajuda em relação a isso é só falar que eu desenho pra você!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...