Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Aprendendo Mais Sobre o PCI-E 3.0

"Este editorial explica a atual implementação do PCI Express 3.0 padrão, o que significa ser compatível com “Gen 3” e como isso afeta a compra da sua próxima placa-mãe."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Postado

No artigo diz que o suporte ao gen 3 não ocorrerá antes da intel lança o Ivy Bridge, mas e quanto os SB-E? eles não possuem controlador gen 3?

Postado
No artigo diz que o suporte ao gen 3 não ocorrerá antes da intel lança o Ivy Bridge, mas e quanto os SB-E? eles não possuem controlador gen 3?

Correto lipee, possuem, o que ainda está faltando são as esperadas placas de vídeo gen 3 para que possamos ter uma ideia concreta de todo o potencial do PCI-Express 3.0.

Acredito que essas fabricantes não lançariam com tanto alarde as suas placas-mãe PCI-E 3.0 Ready se não tivessem a certeza de sua compatibilidade, mas concordo também com o Rajiv que não custa esperar pelos seus testes, que na verdade serão inúmeros. Mesmo assim, elas estão sendo testadas e aprovadas, imagine só quando for para valer.

Estou esperando.

Abraço.

:cool: Legal a matéria. Parabéns!

Postado
E como saber se fiz uma boa compra? Comprey uma gygabyte sniper 2. Ela diz ser compativel com pci e 3....sera a tal da falsa propaganda?

Não a propaganda não é falsa não, essa placa é comppatível com pci-e gen3, mas em algum lugar na caixa fala que depende da cpu instalada e a placa de video instalada, tem que ser esses dois, mas só os processadores ivy bridge que terão pci-e gen3

fica assim então:

Processador Sandy Bridge + Placa de video pci-e gen3 = largura pci-e gen2

processador ivy bridge + placa de video pci-e gen2 = largura pci-e gen2

Processador ivy bridge _ placa de video pci-e gen3 = largura pci-e gen3

essa placa-mãe é topo de linha e você fez uma boa compra sim

Postado

Achei o artigo mais confuso do que esclarecedor.

Começa falando que as placas-mãe não dão o devido suporte ao PCI-E 3.0, e termina falando que somente quando os processadores Ivy Bridge chegarem que é poderemos usar o PCI-E 3.0 realmente.

E ainda tem os processadores Sandy Bridge-E que oferecem o suporte ao PCI-E 3.0 com 40 pistas de comunicação que foi citado ali em cima e corroborado logo depois, dizendo que o que falta são as placas de vídeo com tecnologia PCI-E 3.0 para se poder testar o slot.

Ou seja, o problema que o artigo veio alertar está onde? '-'

Postado

E lá recomeça a famosa corrida de troca de plataformas novamente, eu ainda utilizo o 1.0, pesquisei muito na época que foi implantado o 2.0 para ver se o ganho de uma placa de vídeo 2.0 num slot 1.0 era grande se comparado ao 2.0, minha surpresa foi que a diferença era minima não compensando fazer o upgrade e ainda continua irrelevante a diferença no caso das placas de vídeo, segue uma imagem mas recente da comparação:

58705970pcie10vs20.png

Já como o artigo diz o pci-e 3.0 só ira brilhar quando os Ivy Bridge chegare, mo mercado pois a diferença atual é insignificante:

HD7970-68.jpg

Só que como eu sempre acreditei essa tecnologia não acho que seja muito aproveita pelas Placas de Vídeo, pois do 1.0 para o 2.0 a diferença é minima se for pensar no gasto de um upgrade, acho que ela se aplica melhor em outros componentes PCI-E como Hds SSD e outros.

Eu como muitas pessoas a alguns anos atrás ficaram na duvida de trocar de plataforma (socket/processador/ram) pois tinham um equipamento razoável na época e acabaram se prendendo as tecnologias passadas, apesar que minha configuração já entrou em desuso não quer dizer que seja ruim, mas mesmo assim penso que agora é o momento certo de deixar o minha guerreira P35-DS3, mas quando vejo essas noticias de troca de plataformas e outras acho que só irei trocar quando tudo pegar fogo, pois penso da seguinte forma o ganho que irei ganhar vai ser tão alto comparado ao que tenho agora?

Resumindo não é viável ficar queimando neurônios sobre tecnologias novas que estão sendo empregadas agora e que não apresentam uma diferença gritante do que temos agora, mas não que isso seja ruim.

• Membro VIP
Postado

Desculpe minha ignorância, mas o texto não foi esclarecedor para mim. Li as quatro páginas e não entendi bulhufas. A linguagem utilizada foi muito técnica e a ordem das idéias um pouco confusa. Peço que reescrevam este texto de maneira mais simples e didática para que os "vis mortais" possam entender, seguindo o objetivo do site do CdH.

Como exemplo, cito o trecho abaixo:

"certifique-se de que você está comprando uma placa que, pelo menos, tenha os chips comutadores adequados prontos para você tirar vantagem deles quando puder"

pergunto:

1) O que são "chips comutadores" e como identificá-los na placa-mãe?

2) Como vou saber se a placa que estou comprando tem "os chips comutadores adequados"?

3) O que significa "tirar vantagem deles (dos tais chips comutadores) quando puder"?

• Administrador
Postado

É, não tem jeito... Se escrevemos um texto mais simples o pessoal reclama que não é aprofundado, se escrevemos um texto um pouco mais técnico, tem gente que reclama... É impossível ganhar... A lista de chips enviada pelo o autor do artigo está abaixo:

Here are some examples of bridge chips:

Pericom 3415 - Supports PCI Express 3.0; when added in, allows you to use a true multi-GPU Gen 3 spec.

White sheet: http://www.pericom.com/pdf/datasheets/PI3PCIE3415.pdf

NF200 - Supports multiple-GPUs; acts as a co-processor to provide additional lanes to motherboards and required to be considered "True SLI" (splitting the lanes to 8-8-8 speed); only supports up to PCI-E 2.0

Pericom 2415 - Supports PCI Express 2.0; acts similar to NF200

White sheet: http://www.pericom.com/pdf/datasheets/PI3PCIE2415.pdf

Postado

Quem sabe daqui a um 2 anos valha a pena investir nessa novo tecnologia,como o pessoal disse não adianta sair gastando o rico dinherinho numa nova tecnologia que ainda ta em teste, a não ser que você não tenha a aonde botar dinheiro, a não ser que invente uma placa video poderosa que use todos esse recursos,que mude da agua pro vinho,a tecnologia hoje muda muito rápido, daqui a um 2 ou 3 anos ja taremos ouvindo sobre pci-e 4.0.

Postado

Vocês fazem um estardalhaço de desempenho tendo com ponto de partida a pena Placa gráfica.

Uma placa gráfica inserida ao sistema conta em 90% dos casos com um link de 16 lanes PCI-E. Com as memórias dedicadas é raridade uma VGA usar todo esse potencial de barramento, que PCI-E 2.0 ou Gen 3.

A maioria da engine usa muito pouco o processador, este seria um dos caso onde o barramento seria usado pra fazer a ponte entre GPU e CPU.

É bem comum num teste de barramento medir a velocidade em que certa quantidade de bits leva pra chegar de um ponto a outro, isso é apenas uma estimativa. Até agora não vi teste de gargalo.

Vale lembrar (1) que VGA hoje tem outras funções não apenas Games, vgas também são usadas com Co-Processadores, neste tipo de função, o uso do barramento é mais intenso.

Vale lembrar (2) PCI-E não é somente usado pela VGA, outros dispositivos que contam com menor número de lanes também o usa e nestes faz uma enorme diferença uma largura maior.

Imaginem o DMI de um processador Sandy Bridge numa placa onde vem aquele terceiro Slot PCI-E 16x e o camarada resolve fazer tri-way, RAID de SATA III, por uma placa de som OFF, neste caso PCI-E gen 3 fará uma baita diferença.

• 4 semanas depois...
Postado

eu ainda não estou entendo como funciona este pci-e 3.0

e eu ja comprei uma sabertooth com pci-e 3.0 para usar futuramente com as hd7000 + um i7 sandy bridge

quer dizer que meu i7 será inutel e a ***** ja ta feita ? o.O

Postado
eu ainda não estou entendo como funciona este pci-e 3.0

e eu ja comprei uma sabertooth com pci-e 3.0 para usar futuramente com as hd7000 + um i7 sandy bridge

quer dizer que meu i7 será inutel e a ***** ja ta feita ? o.O

Sandy Bridge não suporta PCI-E 3.0

i-Core 3000 todos suportarão, mesmo os i7-3900/3800 não terem oficialmente suporte.

Postado
Sandy Bridge não suporta PCI-E 3.0

i-Core 3000 todos suportarão, mesmo os i7-3900/3800 não terem oficialmente suporte.

E então, a duvida esta aí, a revisão dos sandy bridge são pci-e 2.0

eu quero entender como funciona, o pci express 3.0 e/ou 2.0 são interligados ao processador ?

• 3 meses depois...
  • 5 anos depois...
  • Membro VIP
Postado
23 horas atrás, Victor Schmitz disse:

Já vi escrito 

PCIe 3.0 e PCI-E 3.0 x 16

Tem alguma diferença ?

PCI-E é o padrão, 16X é o número de linhas que tem naquele slot.

Tem slot com uma linha, com 4, 8 e 16.

Os branquinhas pequenos são 1x, o amarelo é 4x, os brancos grandes "com abas" são 16 ou 8x, o branco e laranja são outra coisa. ;)

imageproxy.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!