Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pesquisei preços de pirografos e achei muito caro, preciso para um trabalho só, e talvez utilize futuramente, por tanto nao compensa para eu comprar um pirografo agora, queria construir um, ou alguma alternativa, como no caso possuo um soldador de estanho, solda ferro que se diz?, queria saber se há possibilidade de fazer algo com ele, melhora-lo, ou desmonta-lo e utilizar alguma peça para montar um pirografo caseiro, se não me engano ele possui 30w de potencia.

Postado

Um ferro de solda pode queimar a madeira do mesmo jeito que um pirógrafo. O problema é que ele não tem a maneabilidade como o pirógrafo. Desmontar um ferro de soldar para fazer um pirógrafo tem como sim. O problema é você criar a estrutura para acondicionar o elemento de calefação (vulgo resistência) de uma forma segura, estável e que possa ter o manuseio adequado para fazer a inscrição na madeira. Se tens habilidade pra criar tal coisa, é uma boa ideia. Os mesmos elemento usados no pirógrafos são os mesmos de um ferro de soldar. A diferença está na ponteira que não precisa estanhar. É só aquecimento e pronto. O grande lance de alguns pirógrafos está num dispositivo que regula a temperatura da ponta da mesma forma que alguns ferros de solda profissionais também têm: regulagem de temperatura. Um pirógrafo sem esse dispositivo não é caro. Já um com dispositivo de regulagem , você paga por isso. Mas para testar sem ele, por que não tentas criar essa armação. Ou então, tentar com um pequeno ferro de solda barato e testar sem a regulagem?

Lembrando mais uma vez. O pirógrafo tem um elemento que aquece uma ponta de cobre da mesma forma que um ferro de solda. Um ferro de solda comum tem uma ponta de cobre. Já os ferros de solda profissionais, a ponta é trabalhada para sempre estar pronta para soldar mas nada impede que um ferro de solda comum uitlize pontas profissionais assim como um ferro profissional usar uma ponteira de cobre.

Pirógrafo e ferros de soldar trabalham de forma semelhante. A diferença entre os dois está apenas no trabalho a ser executado.

• Curtir 1
Postado

entendi amigo, agradecido, e sobre a ponta de cobre, como poderia fazer tal coisa, utilizando a base do ferro de solda? alguem tem uma dica? ja ouvi falar da resistencia de chuveiro (atenção sou um pouco leigo no assunto, então quanto mais esplicado melhor, obrigado).

Postado

para regular a temperatura amigo, voce pode comprar aqueles Dimmer de lampada, voce acha em lojas de materiais eletricos. mas cuidado, veja a potencia que ele suporta(geralmente 100w), dai é so ligar ele em serie com o ferro que funciona. na verdade aquelas estacoes de solda baratas sao feitas assim.

Postado

mas no caso o dimmer não aumentará a potencia né (no caso 30w ferro de solda), ele apeas regulará de 0-30w certo? eu queria algo como este video, claro que deve se tratar de um equipamento profissional, mas a ponteira dele é o que mais me interessa (queria algo assim, em V, não é possivel faze-lo com algum material e adaptar no ferro de solda?), a base da maioria dos pirografos que vejo são identicas ao ferro de solda, algumas tem algo como cortiça protegendo a base para dar a pegada na mão.

.
Postado

Acredito que nao vai regular de 0 a 30w nao, como vove disse. vai funcionar comrretamente para regular.so nao pode ultrapassar o valor maximo.faz um teste.

Postado

olhem o que eu tenho aqui, o que da pra fazer? esses 2 fioz brancos que saem dos parafusinhos do ferro de solda, são muito finos por dentro da capa, parece um fio de cabelo, será que se eu conecta-los a uma ponta feita com a resistencia de chuveiro, uma ponta em V conectando um terminal do fio em cada ponta do V, será possível um pirografo?

http://imageshack.us/photo/my-images/831/sdc10529u.jpg/

sdc10529u.jpg

• Membro VIP
Postado

corte, da base para cima, a ponta do soldador. Ai entorte a ponta e use a ponteira do soldador. Tu ficarás com a base parafusada. tu ficarás com o soldador menor, tente passar alguma coisa que isole do calor, visto que o metal não irá dissipar, mais, tanto calor assim.

post-177844-13884962316696_thumb.jpg

Postado

acho que sim.Mas cuidado se voce encostar a resistencia no cano do ferro, ai vai dar curto. Seria legal enrolar uma folha de fibra de vidro na resistencia e colocar então no cano.

Postado
corte, da base para cima, a ponta do soldador. Ai entorte a ponta e use a ponteira do soldador. Tu ficarás com a base parafusada. tu ficarás com o soldador menor, tente passar alguma coisa que isole do calor, visto que o metal não irá dissipar, mais, tanto calor assim.

voce quer dizer fazer isso? deixar a base assim? claro que por enquanto sem a proteção pra dissipar calor.

http://imageshack.us/photo/my-images/444/12345ej.jpg/

12345ej.jpg

Uploaded with ImageShack.us

• mês depois...
Postado

Eu fiz esse projeto, vou pegar os dois terminais de cobre daquelas tomadas de reposição que vende por ai, porém vou inverter elas, aproveitar aqueles parafusos que apertam os fios, e prender a minha ponteira feita de resistencia de chuveiro (assim posso sempre trocar por outras formas), e dai fazer dois cortes em cada ponta do pino de cobre, que vou colocar os dois fios (brancos) do ferro de solda e apertar com alicate pra prende-los. Minha duvida é se vai funcionar? creio que dará curto certo? porque é como encostar um fio de cada terminal da tomada não é?

Vou tomar os cuidados para isolar um fio do outro e tudo mais, e terá uma base cilindrica de madeira.

pontaaaaa.jpg

Postado

Cara, abri esses dias um pirógrafo de um amigo, um profissional, é muuito simples a montagem. Ele funciona assim: Na etapa de 220V (tensão de minha região) tem um dimmer, aqueles com TRIACs, diacs, capacitores e um potenciômetro, então a saida em vez de ir direto pra resistência, passa por um transformador que pelo tamanho e peso, devia ser uns 10Amperes, só depois, os fios iam pra caneta do pirógrafo, eu tava sem multimetro, senão eu ia testar a tensão de saida dele. Mas ele usa corrente alternada mesmo, não tem nada retificando depois.

Depois eu entendi porque usar esse esquema: O Triac no primário do trafo, como vai trabalhar com uma tensão alta, a corrente é baixa, nem dissipador ele usa!!!

Outra coisa, o pirógrafo que estão tentando fazer acima, meu amigo tentou e não deu um bom resultado, você vai querer usar em que? Couro ou madeira?

Pra usar em madeira, tem que está bem quente, com a ponta vermelha!!!!

• Curtir 1
Postado
Cara, abri esses dias um pirógrafo de um amigo, um profissional, é muuito simples a montagem. Ele funciona assim: Na etapa de 220V (tensão de minha região) tem um dimmer, aqueles com TRIACs, diacs, capacitores e um potenciômetro, então a saida em vez de ir direto pra resistência, passa por um transformador que pelo tamanho e peso, devia ser uns 10Amperes, só depois, os fios iam pra caneta do pirógrafo, eu tava sem multimetro, senão eu ia testar a tensão de saida dele. Mas ele usa corrente alternada mesmo, não tem nada retificando depois.

Depois eu entendi porque usar esse esquema: O Triac no primário do trafo, como vai trabalhar com uma tensão alta, a corrente é baixa, nem dissipador ele usa!!!

Outra coisa, o pirógrafo que estão tentando fazer acima, meu amigo tentou e não deu um bom resultado, você vai querer usar em que? Couro ou madeira?

Pra usar em madeira, tem que está bem quente, com a ponta vermelha!!!!

Acima que voce diz é o esqueminha que eu desenhei, ou voce citou aquele link que ensina a fazer um pirografo e tudo mais? porque eu não entendo muito de eletronica, só o mais basico de tudo, e esse meu esquema dará certo voce acha? me de dicas se souber, essa é a base que eu tenho, que na verdade não é nada mais que ligar dois fios na tomada e fazer uma ponta de resistencia de chuveiro (por isso acho que dará curto não?, estarei unindo dois fios da tomada com a ponta de resistencia)

• 1 ano depois...
Postado
Olá, pesquisei preços de pirografos e achei muito caro, preciso para um trabalho só, e talvez utilize futuramente, por tanto nao compensa para eu comprar um pirografo agora, queria construir um, ou alguma alternativa, como no caso possuo um soldador de estanho, solda ferro que se diz?, queria saber se há possibilidade de fazer algo com ele, melhora-lo, ou desmonta-lo e utilizar alguma peça para montar um pirografo caseiro, se não me engano ele possui 30w de potencia.

bom se ainda tiver precisando tem uma maneira simples de fazer, vai precisar apenas de um pedaço de cabo de rodo, uma tomada uma fonte ou de computador antigo ou se não tiver pressa um carregador mesmo de celular resistência de chuveiro, o cabo de rodo pode achar em qualquer lugar e já que é pra fazer só um trabalho se quiser e precisar ainda te faço um esquema e te passo beleza abraços

• 3 meses depois...
  • Membro VIP
Postado
vai precisar apenas de um pedaço de cabo de rodo, uma tomada uma fonte ou de computador antigo ou se não tiver pressa um carregador mesmo de celular resistência de chuveiro

Como faz?

se quiser e precisar ainda te faço um esquema e te passo

Posta aí!

• 1 ano depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!