Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, me ajudem...

Tenho um link dedicado da VIVO de 50mb. Atualmente trabalho com VOIP e está tendo um oscilação grande em minha rede.

Notei que minha rede está tendo um ''pico'' e ela acaba caindo em momentos do dia, em torno de 12:00 as 15:00 ela fica tendo oscilações porém bem rápidas algo em torno de 30-40 seg.

Porém conversei com a empresa que fornece a telefonia para a gente e eles falaram que já tiveram o mesmo problema recentemente com o link da vivo e nos mesmos horários e não conseguiram resolver, falam que nesses horários começava a ter perda de pacote e oscilação na rede.. então não sei o que fazer se nem eles mesmos conseguiram resolver.

mas o meu roteador TP-Link TL-R470T+ as vezes chega no consumo de CPU 90%

Será que é esse consumo excessivo que está causando a queda? tem alguma maneira de otimizar esse consumo? ou será que o problema está internamente na vivo..

tem algo que possa fazer, algum teste específico?

Postado

Olá amigo, tudo bem?

Não é problema em relação a gargalo de link, visto que uma ligação sip consome 52kb de um link, dependendo de quantas linhas são, não chega nem 1mb. Dou consultoria a algumas empresas que utilizando servidores voip e a maioria dos problemas deles em relação ao link quando o servidor é remoto, é a rota do provedor para chegar no destino, Eu recomendo que você instale um sistema de monitoramento em sua rede para monitorar os ativos de rede e visualizar este problema, conforme você informou, o consumo de 90% cpu, isto pode apresentar lentidão e perdas de pacote na rede e afetar seus serviços, porém, tem que verificar se isto ocorre em horários de pico ou até mesmo um ataque ao roteador, visto que, ele está recebendo um ip público e pode estar sendo atacado.

Att;

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...