Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Atualmente uso um PC que, apesar de modesto, sempre atendeu as minhas necessidades de até então, dado que sou um usuário básico, não jogo, e os programas mais pesados que usava era o Illustrator CS6 e o Photoshop CC (esse com algum engasgo). Segue as configurações atuais.

Processador i5-2400 com Intel® HD Graphics 2000 (não tenho placa de vídeo dedicada).

4 gb de ram.
placa-mãe TCN H61.

SSD de 240 gb da Kingston.
Fonte Corsair de 450w.

Então, acontece que a minha placa-mãe queimou, e estou decidindo o que fazer. Além das funções mais básicas do PC, gostaria de usar o Photoshop com mais fluidez, e, como sou professor, estou pensando em começar a gravar umas vídeo-aulas para o YouTube usando o OBS Studio para capturar minha tela enquanto rodo uns slides no Powerpoint juntamente com uma webcam capturando minha imagem enquanto explico algumas matérias. Além disso, gostaria de poder fazer uma edição de vídeo para finalizar essas aulas, nada necessariamente muito sofisticado. Não preciso necessariamente conseguir rodar o Premiere, acho que com esses editores mais modestos eu já conseguia fazer o que pretendo.

Então me vi diante de 3 opções: 1) comprar um novo kit e fazer upgrade completo trocando o processador junto com a placa e as memórias, porém além de tudo estar absurdamente caro, não sei se seria realmente necessário para o que pretendo fazer; 2) fazer um upgrade investindo no processador que já tenho, comprando uma placa-mãe que me custaria uns 400, mais 16 gb de ram que me custariam mais uns 550, e mais uma placa de vídeo RX 550 ddr5 2gb que me custaria uns 550, totalizando uns 1500 R$ (penso que não valeria a pena investir mais do isso no processador que tenho); 3) fazer um upgrade bem moderado comprando somente a placa-mãe e dobrando minha memória ram comprando dois pentes de 4 gb, gastando, no total, no máximo 700 reais.