Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Atualmente uso um PC que, apesar de modesto, sempre atendeu as minhas necessidades de até então, dado que sou um usuário básico, não jogo, e os programas mais pesados que usava era o Illustrator CS6 e o Photoshop CC (esse com algum engasgo). Segue as configurações atuais.

Processador i5-2400 com Intel® HD Graphics 2000 (não tenho placa de vídeo dedicada).

4 gb de ram.
placa-mãe TCN H61.

SSD de 240 gb da Kingston.
Fonte Corsair de 450w.

Então, acontece que a minha placa-mãe queimou, e estou decidindo o que fazer. Além das funções mais básicas do PC, gostaria de usar o Photoshop com mais fluidez, e, como sou professor, estou pensando em começar a gravar umas vídeo-aulas para o YouTube usando o OBS Studio para capturar minha tela enquanto rodo uns slides no Powerpoint juntamente com uma webcam capturando minha imagem enquanto explico algumas matérias. Além disso, gostaria de poder fazer uma edição de vídeo para finalizar essas aulas, nada necessariamente muito sofisticado. Não preciso necessariamente conseguir rodar o Premiere, acho que com esses editores mais modestos eu já conseguia fazer o que pretendo.

Então me vi diante de 3 opções: 1) comprar um novo kit e fazer upgrade completo trocando o processador junto com a placa e as memórias, porém além de tudo estar absurdamente caro, não sei se seria realmente necessário para o que pretendo fazer; 2) fazer um upgrade investindo no processador que já tenho, comprando uma placa-mãe que me custaria uns 400, mais 16 gb de ram que me custariam mais uns 550, e mais uma placa de vídeo RX 550 ddr5 2gb que me custaria uns 550, totalizando uns 1500 R$ (penso que não valeria a pena investir mais do isso no processador que tenho); 3) fazer um upgrade bem moderado comprando somente a placa-mãe e dobrando minha memória ram comprando dois pentes de 4 gb, gastando, no total, no máximo 700 reais.

O que vcs acham que eu deveria fazer, considerando o que pretendo fazer? Será que a opção 3 já resolve? Faz sentido investir na opção 2 ou investir ainda mais no meu i5, considerando as limitações do processador? Será que a opção 2 me daria um ganho real e significativo, conseguindo talvez até rodar um Premiere?

Desde já, obrigado!

• Curtir 1
Postado

@Sebastião Holanda acho interessante ao invés da segunda opção, procure quanto sai um kit ryzen 3200g/2200g com memórias, ficaria nessa base de 1300 1400, a vega integrada do processador é equivalente a rx e o processador já ficaria melhor que o seu 2400

• Curtir 1
Postado

Sebastião, boa noite.

Acompanho muito o mercado de peças e compreendo sua dúvida.

Na minha humilde opinião, recomendo você fazer o seguinte.

Primeiro - Pesquisar no OLX e ver quanto vale seu kit atual, feito isso, anunciar seu kit no (OLX) exceto o SSD e a fonte.

Segundo - Comprar um kit XEON X99 da china que vem placa-mãe + Processador + 2 Memórias de 8GB DDR4 onde tudo isso te custará uns 900 reais apenas. (Este kit possui um processador muito bom de 6 núcleos e 12 Threads, 2 pentes de 8GB DDR de 2666Mhz)

Agora vem minhas considerações finais.

Não se preocupe com as encomendas da china, elas são totalmente seguras se compradas dos vendedores certos no Aliexpress. As encomendas estão chegando entre 8 até 20 dias. Sou comprador há mais de 3 anos e NUNCA deixaram de me entregar nada, e sempre veio tudo funcionando perfeitamente.

Seu kit de i5 segunda geração não vale mais o investimento, tem o desempenho bem baixo e uma quantidade baixa de núcleos e threads.

Este kit é processador de servidor, porém que tem 6 núcleos e 12 threads, equivalente a um ryzen 5 e dá um baile em MUITOS processadores atuais, trabalham com folga e baixa temperatura, qualquer cooler dá conta sem precisar gastar com watercooler.

Além do mais, é um kit com 16gb de memória ram DDR4 (atual).

Se você gastou 900 reais neste kit e pretendia gastar 1500 como citou na sua opção 2, ainda te sobra 600 reais, fora que ainda terá a graninha do seu kit que vendeu, podendo assim investir mais ainda em uma placa de video melhor.

Segue link do kit que recomendo a compra:

https://pt.aliexpress.com/item/1005001669848885.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.313168bb2OuuGx&algo_pvid=83c46984-c0cd-4182-a845-0290f3ea70cb&algo_expid=83c46984-c0cd-4182-a845-0290f3ea70cb-0&btsid=0b0a556116148158781694488e0fbe&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Postado

@Buenin15 agradeço as considerações, amigo! Uma dúvida: esse processador que você indicou, no entanto, não tem gráficos integrados, não é? Isso implicaria na necessidade de uma placa de vídeo dedicada já de cara, não? Se sim, você poderia me indicar uma placa para esse kit?

Postado

Exato, esse processador não possui graficos integrados, mas não vejo isso como ponto negativo até porque se for pra ter um "video integrado", qualquer coisa compra uma placa simples e antiga de video que tenha HDMI/VGA/DVI.

Placa de video está MUITO caro, mas dá pra encontrar no OLX placas como RX470 de 4GB e GTX 1050Ti pela faixa dos 600/750 reais.

São ótimas placas pra rodar jogos leves/médios/pesados sem problemas, e creio que voce não seja o tarado por FPS, então te atenderia tranquilamente.

• Curtir 1
Postado

Como o @Buenin15 , concordo que o Xeon da China seja uma boa opção, ainda mais nestes tempos de crise. No entanto, é preciso ficar atento a um ponto: não será possível fazer uma troca de processador futura, pois o kit já vem com um dos melhores processadores que podem ser colocados no socket. Mesmo que este processador ainda tenha desempenho suficiente para durar por bastante tempo, um kit ryzen 1600 (no caso de gpu dedicada) ou ryzen 2200g/2400g/3200g/3400g (quando não há gpu dedicada), mais uma ASRock A320M-HDV (que tem suporte aos ryzen 5000) e um pente de 8GB de DDR4 possibilita a troca futura por um processador de quinta geração da AMD, os mais recentes da marca lançados no mercado. Isso significa que o kit teria um potencial de longevidade muito maior.

Os preços são:

ASRock A320M-HDV ---------------- 430 reais

Ryzen 5 1600 ou Ryzen 2200g ----800 ou 650 reais          (é possível encontrar o ryzen 1600 na aliexpress também, por 610 reais, mas por esta diferença de preço prefiro                                                                                                                   comprar no Brasil)

8 gb de RAM 2400Mhz Corsair --- 230 reais 

Totalizando 1310 ou 1460 reais, o que é consideravelmente mais caro do que o kit Xeon. Eu diria que as duas opções são relevantes, cabe a você escolher qual delas se encaixa melhor nas suas necessidades.

Postado

@Acvale7 concordo com o que você falou, porém se ele for pensar em upgrade futuro ele obviamente vai ter que investir um valor maior agora pra ter um desempenho inferior, apenas para ter a POSSIBILIDADE de fazer um upgrade lá na frente, sendo que seria apenas de processador, porque as memórias pra placas de entrada trabalham com frequências baixas, impossibilitando voce de usar umas 3200mhz pra cima sem fazer overclock.

Eu prefiro a opção de investir menos, ter um desempenho melhor, com mais memória ram e uma placa de video dedicada do que um kit de entrada do ryzen.

E se no futuro ele optar por fazer upgrade, pode ter certeza que o kit X99 da china será vendido por um bom preço, diferente dos ryzen que já estão desvalorizando cada vez mais a primeira geração.

Espero ter contribuído!!

• Curtir 1
Postado

SIm, sem dúvida continua sendo uma build limitada. Mas a placa que eu citei suporta oficialmente overclock da RAM em até 3200Mhz, que é uma frequência que provavelmente será satisfatória por um bom tempo. Como eu disse, também acho a outra opção muito válida, mas é legal mostrar os demais caminhos possíveis.

Postado

Se optar pelo kit "Dragão Chinês" (Xeon) compre apenas os que vem com placa Huananzhi, com o CPU Xeon E5-2620v3, 2630lv3 ou E5-2640v3 - custam individualmente coisa de  ~140,00 e 350,00 respectivamente, a outros modelos mais fortes, como o E5-2678v3, mas precisa de uma placa-mãe com VRM mais forte como a Huananzhi X99 AD4, um pouco mais cara.

Pode comprar o kit com e sem memória, neste caso compre a memória no Brasil, já que a diferença de preço não e grande e a memória neste kits é "sem nome", aqui compra de qualidade e com garantia.

Tenha em mente que você pode ser taxado quando o kit chegar (60% de II+ICMS no estados que cobra)* - em geral a taxação tem seguido um valor fixo, coisa de 33 dólares (~R$ 185,00) mas pode ser mais, depende do fiscal que analisar. Em média 2 a 3 compras de cada 10 são taxadas.

Kit com Huananzhi X99 8M-F + Xeon E5-2630Lv3 (sem memória) na loja oficial da Huananzhi no Aliexpress.

*Se for de MG os impostos serão 113,34% porque o ICMS é 25% e é cobrado sobre valor do kit+60%+25%(tem ICMS de II e ICMS).

Este Youtuber fala de como foi a experiência de trabalhar profissionalmente por um mês editando imagens e videos com um Xeon E5-2620v3 - fala também do problema da placa de vídeo. E em vídeo anterior como foi taxação do seu kit, por ser de MG pagou mais de 100% de impostos.

Spoiler

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Acvale7 disse:

ASRock A320M-HDV ---------------- 430 reais

Ryzen 5 1600 ou Ryzen 2200g ----800 ou 650 reais          (é possível encontrar o ryzen 1600 na aliexpress também, por 610 reais, mas por esta diferença de preço prefiro                                                                                                                   comprar no Brasil)

8 gb de RAM 2400Mhz Corsair --- 230 reais 

Totalizando 1310 ou 1460 reais, o que é consideravelmente mais caro do que o kit Xeon. 

Ryzen com um pente só e de 2400MHZ não é boa ideia, o ideal é dual channel de 3000 ou 3200MHz.

• Curtir 1
Postado

Verdade, não compensa economizar no 2400Mhz. Mas coloquei 1x8 pois 2x4 limitaria a memória e 2x8 ficaria muito caro. Além de que o uso não seria para jogos.

6 horas atrás, Sebastião Holanda disse:

não jogo, e os programas mais pesados que usava era o Illustrator CS6 e o Photoshop CC

Postado
6 horas atrás, Sebastião Holanda disse:

placa-mãe TCN H61.
Então, acontece que a minha placa-mãe queimou

2) fazer um upgrade investindo no processador que já tenho, comprando uma placa-mãe que me custaria uns 400, 

O problema desta opção é que placa-mãe LGA 1155 que vai achar vai ser do mesmo modelo que queimou ou a AFOX IH61-MA5 (Chinesa).

Um kit 2x8 DDR3 Kingston é 325,00 no M.Livre.

No Aliexpress encontra ASUS, Gigabyte 1155 usadas a partir de 250,00.

Postado

O kit Xeon está oficialmente fora das minhas considerações, e as razões são duas: 1) o fabricante diz que devemos usar no mínimo uma fonte de 500w, e eu tenho uma fonte Corsair de 450w aqui que ainda tem dois anos de garantia, e não estou disposto a tentar vendê-la para comprar outra nesse momento, até porque, mesmo que fizesse isso, ainda enfrentaria o segundo problema que é 2) a necessidade de comprar uma placa de vídeo no momento mais complicado para fazer isso na história recente, então pretendo passar um tempo usando gráficos integrados mesmo, até porque eu considero a exigência gráfica das minhas atividades como sendo baixa.

Dito isso, só considero atualmente três hipóteses: 1) comprar somente uma placa-mãe e dois pentes de memória de 4gb e passar um tempo me virando com o meu i5-2400 enquanto as coisas melhoram; 2) vender meu processador e meus dois pentes de 2gb na esperança de pegar pelo menos uns 350 R$ e comprar um kit com um Ryzen 3 2200g ou 3200g; 3) comprar um kit com um i3 10100, o que me permitiria ficar com o socket mais recente usado pela Intel e uma boa margem para upgrades futuros.

Alguma sugestão? (Aceito inclusive sugestões de placas-mãe para as opções 2 e 3)

Postado
54 minutos atrás, Sebastião Holanda disse:

2) vender meu processador e meus dois pentes de 2gb na esperança de pegar pelo menos uns 350 R$ e comprar um kit com um Ryzen 3 2200g ou 3200g; 3) comprar um kit com um i3 10100, o que me permitiria ficar com o socket mais recente usado pela Intel e uma boa margem para upgrades futuros.

i3-10100 não tem "upgrade futuro" que valha a pena (i5-10400 não fara muita diferença na prática), isso se comprar uma placa-mãe B460 para suportar um i7 (Asus EX-B460M-V5 esta em oferta na semana do consumidor da Kabum por 500,00), mas o preço de CPU Intel obsoleto fica sempre alto, vide os preços da geração passada (9ª), em todo caso:

i3-10100 (com gráfico integrado - 900,00 (Terabyte).

2x4GB DDR4 3000MHz Corsair - 370,00 (Kabum)

Memória XPG Gammix D10, 16GB (2x8GB), 2666MHz, DDR4, CL16  - 580,00 (Kabum).

R$ 1.770 - 1.980,00

Neste caso uma Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H por 550,00 na mesma promoção da Kabum  (mas aproveite, é so esta semana, esta uns 100,00 mais barato que o preço normal) permitirá instalar um Ryzen 3600, 5600X como "upgrade futuro" que achara por preços mais convidativos, claro se o mercado de VGA voltar ao normal.

Ryzen 2200G (4/4) - 650,00 na Kabum, os 100MHz a mais do 3200G  não compensa os 240,00 a mais - melhor investir este valor em mais memória.

2x4GB DDR4 3000MHz Corsair - 370,00 (Kabum) (2x8 - 680,00)

R$ 1.550,00 - 1.880,00

Postado
59 minutos atrás, 1lokos disse:

i3-10100 não tem "upgrade futuro" que valha a pena

Acho essa uma afirmação muito forte se você considerar que a geração 11 está sendo lançada no socket 1200. De toda forma, o que eu queria saber era qual caminho você seguiria se a sua situação fosse a minha.

Postado
2 horas atrás, Sebastião Holanda disse:

Acho essa uma afirmação muito forte se você considerar que a geração 11 está sendo lançada no socket 1200. 

A questão é, faz sentido comprar um "barato" i3-10100 para usar numa placa-mãe "barata" H410 ou B460 (essa se achar num preço bom como da oferta da Kabum), não numa cara (>1.000,00) Z490.

Porém a Intel já anunciou que mesmo mantendo o soquete LGA1200 placas mãe com estes dois chipsets (H410 e B460) não vão suportar CPU da  11ª geração, parece que devido a limitações do VRM.

Alias este "imbroglio" de manter o soquete mas não dar suporte para novas CPUs é mais uma indicação que investir no "futuro upgrades" de Intel não é boa ideia. :)

Decisão difícil, a "reforma" do i5-2400 vai custar menos de um terço de um kit novo, mas pode ficar com a sensação de gastou dinheiro em troco de nada. Se for esta a opção pelo menos compre mais memória - nem que seja para ficar com 8+4Gb (supondo que não tenha 2x2Gb), vai ajudar no Photoshop. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...