Ir ao conteúdo

soprado termico

leopcnet

Posts recomendados

Postado

..... o que estão vendendo la no ML por 70,00 vale a pena , estou querendo dessoldar alguns capacitores de umas placas maes e to querendo adquirir um soprador mais tenho algumas duvidas sobre qual comprar, sera que esrtes baratos servem pra começar pelo menos , por favor aceito sugestoes e dicas para mautençao de placas maes , desde ja muito obrigado. :bye:

Postado

Eu comprei um soprador termico na Transcir(Santa Efigênia em São Paulo) por 60,00 reais e ele funciona muito bem.

Só toma cuidado com componentes SMD que estão próximos aos capacitores, eles podem se soltar e principalmente com capacitores eletroliticos SMD! Eles tendem a explodir com o calor :D

Postado
Postado Originalmente por Medx@28 de março de 2005, 22:48

Eu comprei um soprador termico na Transcir(Santa Efigênia em São Paulo) por 60,00 reais e ele funciona muito bem.

Só toma cuidado com componentes SMD que estão próximos aos capacitores, eles podem se soltar e principalmente com capacitores eletroliticos SMD! Eles tendem a explodir com o calor  :D

voce já descolou (dessoldou) da placa CI smd com este soprador??e funciona mesmo???não queima a placa???ou levanta trilhas fininhas???

Postado
Postado Originalmente por ISO9K@29 de março de 2005, 03:13

voce já descolou (dessoldou) da placa CI smd com este soprador??e funciona mesmo???não queima a placa???ou levanta trilhas fininhas???

Funciona perfeitamente, eu tiro CIs SMD PLCC de uma placa e passo para outra sem perder uma trilha :-BEER

Postado

Este soprador também retira CI SMD que tem pinos dos 4 lados?

como se trabalha com ele? Você derrete um lado e levanta ou dá pra derreter de todos os lados ao mesmo tempo?

Postado
Postado Originalmente por leopcnet@28 de março de 2005, 12:07

..... o que estão vendendo la no ML por 70,00 vale a pena , estou querendo dessoldar alguns capacitores de umas placas maes e to querendo adquirir um soprador mais tenho algumas duvidas sobre qual comprar, sera que esrtes baratos servem pra começar pelo menos , por favor aceito sugestoes e dicas para mautençao de placas maes , desde ja muito obrigado. :bye:

esta loja era de eletrônica ou serigrafia pois tem loja de serigrafia que vende soprador para aplicar insulfime, um cara de uma banca de celular falou sobre um rack de soldagem (um soprador com diversas pontas inclusive um bem fininha propia para soldar e dessoldar ..... sinceramente ainda não vi mais to pesquisando , sera que estes servem

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl@30 de março de 2005, 13:45

como se trabalha com ele? Você derrete um lado e levanta ou dá pra derreter de todos os lados ao mesmo tempo?

Eu trabalho com manuteção e uso para tirar processadores PLCC(pinos dos 4 lados), as vezes tiro de uma placa para por em outra.

Não há problema algum em usar esses sopradores de R$60,00, eu semprei usei só precisa tomar alguns cuidados. O meu soprador eu comprei na Transcir , eles enviam por SEDEX mediante deposito bancário B)

1- Não esquente demais a placa senão ela deforma

2- Não esquente demais o componente, principalmente se você estiver retirando de uma placa para por em outra.

3- Esquente o componente e vá forçando(levemente) para que ele saia da placa sem "ferrar" nenhuma trilha.

4- Não vai queimar o dedo :D

Não tem segredo, é claro que no começo 1 ou 2 trilhas podem ser danificadas, é só uma questão de prática :-BEER

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl@30 de março de 2005, 13:45

Não é pra esquentar as pernas do CI, é só colocar o ar quente direcionado ao CI só com o calor vai derreter o fluxo de solda, e solta-lo.

Postado

Eu não sei soldar SMD mas tenho um monte de componentes novos desse tipo por aqui, eu não entendi nenhuma das explicações dadas aqui sobe soldagem com soprador.

Será que alguém aqui sabe onde eu posso ler alguma coisa mais expecifica sobre esse assunto???? Como um tutorial por exemplo?

Postado
Postado Originalmente por Dead Overlord@02 de abril de 2005, 12:24

Eu não sei soldar SMD mas tenho um monte de componentes novos desse tipo por aqui, eu não entendi nenhuma das explicações dadas aqui sobe soldagem com soprador.

Será que alguém aqui sabe onde eu posso ler alguma coisa mais expecifica sobre esse assunto???? Como um tutorial por exemplo?

Tente o site burgos eletrônica, o site é muito bom. è bem detalhista em explicações sobre SMD, e a parte de soldagem é muito bem ilustrada.

Linksobre smd: http://planeta.terra.com.br/informatica/bu...md/indexsmd.htm

Link da página principal: http://www.burgoseletronica.cjb.net/

Postado

legal este link acima.

nas é trabalhoso demais a retirada e inserção dos CI SMD. Aqui descreve que tem de aplicar o fluxo nos terminais e não em cima do CI, como mencionaram ai.

Mas para isto tem que ter bicos direcionais. O problema é se numa distraçao queimar o "dedinho" à 700ºC !

Vai ficar pretinho.

Valeu.

Postado

as vezes penso em juntar mais uma grana e comprarISTO AQUI mais antes vou fazer um curso rápido de manutençao de celular pra ver se aparece alguns trocados pra ajudar ne qui eu vi isto aqui numa banquinha de um cara que conserta celular e ele ate me deu umas dicas e fes questao que eu troca-se um CI que ele chamou de BA... ele me pediu que eu baixa-se na NET tudo que fose de dicas sobre CELULAR que ele me dava mais uns toques sobre o assunto , lembrando que ele tambem aplica uma solução de BREU desolvido em TINNER. por falar em dicas sobre CEL vou jaja visitar a nova seção do clube sobre celulares hehehehe....pra toda essa galera boa sorte nos planos de vocês e não dessitam de seus objetivos nem diante da maior barrera pois C do H te ajuda a derrubar estas barreras logico que DEUS ta em a frente de tudo né. :palmas:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...