Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

24 ou 20 pinos ?

Kuevas

Posts recomendados

Possuo uma Gigabyte GA-K8NXP-SLI e uma fonte Enermax 460W. A placa-mãe vem com espaço pra um conector de 24 pinos, só q os 4 pinos adicionais vem com um lacre. E minha fonte vem originalmente com conector de 20 pinos , mas possui um adaptador de 20 para 24. No momento não tirei o lacre dos 4 pinos e estou usando o conector de 20 pinos mesmo. Gostaria de saber se tem diferença eu usar 24 em vez de 20 pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Kuevas@06 de julho de 2005, 10:57

Possuo uma Gigabyte GA-K8NXP-SLI e uma fonte Enermax 460W. A placa-mãe vem com espaço pra um conector de 24 pinos, só q os 4 pinos adicionais vem com um lacre. E minha fonte vem originalmente com conector de 20 pinos , mas possui um adaptador de 20 para 24. No momento não tirei o lacre dos 4 pinos e estou usando o conector de 20 pinos mesmo. Gostaria de saber se tem diferença eu usar 24 em vez de 20 pinos.

Cara eu também tenho essa dúvida. Eu ouvi dizer que fontes de 24 pinos são chamadas EATX, isso procede? Porque as fontes já não vem com os 24 pinos ao invés de vir com um adaptador? E qual a diferença de 20 e 24 pinos? Não me venha dizer que seria a quantidadde de pinos, huahuahuahua :D .

Link para o comentário

• Membro VIP

O conector de 24 pinos tem os 20 do padrão atx 1.0 e mais 4 linhas extras, que na verdade apenas reforçam linhas já existentes no conector de 20 pinos.

Na maioria das configurações, não há problema em ligar uma fonte de 20 pinos numa placa-mãe de 24. A exceção é quando você tem uma configuração muito porrada, principalmente com uma (ou duas) placas de vídeo que puxam muita potência.

O fato de existir o lacre é exatamente porque não é necessário usar conector de 24 pinos, embora seja recomendável. Ele serve para que você ligue um conector de 20 pinos corretamente...

Mas no seu caso, como você tem o adaptador à mão, acho mais interessante usá-lo... Vai diminuir a carga nas trilhas da placa-mãe.

Link para o comentário

Postado Originalmente por Rafael Coelho@19 de julho de 2005, 12:31

O conector de 24 pinos tem os 20 do padrão atx 1.0 e mais 4 linhas extras, que na verdade apenas reforçam linhas já existentes no conector de 20 pinos.

Na maioria das configurações, não há problema em ligar uma fonte de 20 pinos numa placa-mãe de 24. A exceção é quando você tem uma configuração muito porrada, principalmente com uma (ou duas) placas de vídeo que puxam muita potência.

O fato de existir o lacre é exatamente porque não é necessário usar conector de 24 pinos, embora seja recomendável. Ele serve para que você ligue um conector de 20 pinos corretamente...

Mas no seu caso, como você tem o adaptador à mão, acho mais interessante usá-lo... Vai diminuir a carga nas trilhas da placa-mãe.

Rafael... as fontes de 20 pinos de boa qualidade como as SevenTeam, Thermaltake, Enermax sempre vem com esse adaptador?

Link para o comentário

Postado Originalmente por Kuevas@06 de julho de 2005, 11:57

É bem simples Kuevas, as fontes novas usam 24 pinos por causa do ATX 2.0 que possui duas linhas 12V.

Se você conectar os 20 pinos o seu sistema usará somente uma linha 12V como qualquer fonte comum, quando você conectar os outros 4 pinos você habilita uma segunda linha 12V, ou seja, ao invés de ter 1 linha 12V com 20 pinos, a sua fonte usará 2 linhas 12V com os 24 pinos o que traz maior performance a sua fonte e consequentemente ao seu computador, o sistema ficará mais seguro e sobrará Watts na sua fonte.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!